Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE debate sistema único de pagamentos para a Zona Euro

Os membros da União Europeia debatem hoje a criação de um sistema de pagamentos comum para todos os países da zona euro. Os governos são favoráveis à criação deste modelo, defendido pelos bancos.

10 de Outubro de 2006 às 10:01
  • ...

Os membros da União Europeia debatem hoje a criação de um sistema de pagamentos comum para todos os países da zona euro. Os governos são favoráveis à criação deste modelo, defendido pelos bancos.

Os ministros das finanças europeus estão reunidos no Luxemburgo para "alcançar um mercado integrado de pagamentos de serviços em euros", refere um comunicado emitido pela UE.

Este projecto de Bruxelas vem de encontro aos esforços realizados por algumas instituições bancárias no sentido de criar um sistema de transacções comum para toda a zona euro. Um sistema que iria permitir transacções com cartões de crédito e débito e débitos directos.

Segundo Marc Temmerman, vice-presidente executivo para as relações externas da Visa Europa, "esta é a primeira vez que a UE dá um forte sinal" no sentido de criar um sistema de pagamentos para a zona euro.

Este projecto, conhecido por SEPA, está a ser liderado pelo Conselho Europeu de Pagamentos, grupo que representa a maioria das instituições bancárias da UE, e por membros do Royal Bank of Scotland, BNP Paribas, UBS e ABN Amro.

Quando estiver concluído, o que está previsto para 2010, vai permitir que os consumidores realizem pagamentos electrónicos em qualquer país da zona euro tal como são realizados no país de origem.

O comunicado emitido pela UE refere que este sistema "está sujeito a uma concorrência efectiva e não distingue entre pagamentos nacionais e não nacionais".

No entanto, os bancos europeus têm sido criticados pela Comissão Europeia (CE) por levarem tanto tempo a elaborarem este sistema de pagamentos. Segundo a CE, este sistema vai permitir acabar com os custos de pagamento que consomem cerca de 3% da produção económica.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio