A carregar o vídeo ...
Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que 2009 vai ser um ano "muito, muito difícil"

O presidente do Banco Central Europeu diz que a recuperação económica pode chegar em 2010 depois de um ano de 2009 "muito, muito difícil". Jean Claude Trichet não afasta novas descidas de juros na Zona Euro, além do mínimo histórico em que estão actualmente, nos 1,5%.

18 de Março de 2009 às 12:05
  • ...
O presidente do Banco Central Europeu diz que a recuperação económica pode chegar em 2010 depois de um ano de 2009 “muito, muito difícil”. Jean Claude Trichet não afasta novas descidas de juros na Zona Euro, além do mínimo histórico em que estão actualmente, nos 1,5%.

Jean Claude Trichet antecipa um ano de 2009 “muito, muito difícil” mas diz que é provável uma recuperação moderada da economia em 2010.

Numa entrevista à rádio Europa francesa, citada pela Bloomberg, o presidente do BCE diz que a autoridade monetária ainda não decidiu se vai descer mais os juros na Zona Euro, onde a taxa de referência se situa em 1,5%, o nível mais baixo de sempre.

“Não tomámos a decisão ex-ante de que 1,5% é o mais baixo”, disse na entrevista.

“Estamos a estudar a possibilidade de tomar medidas complementares que não têm que ser necessariamente as mesmas” que outros bancos centrais, disse o responsável lembrando que o BCE já gastou 600 mil milhões de euros em medidas não convencionais.

“Eu não sou um oráculo”, disse o presidente do BCE acrescentando que “o que é importante é que hoje há uma recuperação da confiança”.

Zona Euro está “sólida”

Noutra entrevista, à Fundação Robert Schuman, Jean Claude Trichet disse que a Zona Euro está “sólida” e que as sugestões de que pode acabar são “absurdas”.

O responsável garante que vai fazer “o que for necessário” para assegurar a estabilidade dos preços na região.

Trichet disse ainda considerar que existe “um número de desvantagens” associado a um política de juros zero.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio