Notícia
Teixeira dos Santos recusa cenário de recessão para Portugal
O ministro das Finanças e da Administração Pública recusou hoje a ideia de que Portugal possa cair este ano numa situação de recessão. Teixeira dos Santos, em declarações feitas à margem do XV Encontro dos Bancos Centrais dos PALOP, reconheceu que os últi
O ministro das Finanças e da Administração Pública recusou hoje a ideia de que Portugal possa cair este ano numa situação de recessão. Teixeira dos Santos, em declarações feitas à margem do XV Encontro dos Bancos Centrais dos PALOP, reconheceu que os últimos indicadores dados pela economia mundial não são positivos, mas defendeu que os últimos dados disponibilizados pelo INE para o segundo trimestre colocam de lado a hipótese de uma taxa de crescimento negativa em 2005.
«Este não será um ano de recessão, mas de fraco crescimento da economia portuguesa», afirmou.
O ministro salientou no entanto que uma recuperação da economia europeia é fundamental para Portugal, já que «é difícil para a economia portuguesa conseguir só por si criar as condições para uma aceleração da actividade».
Além disso, lembrou, que «não é o governo que gere a actividade económica, pelo que tudo vai depender da capacidade dos empresários e particulares em responderem a este desafio».