Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de inflação aumenta para 2,5% em Novembro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 2,5%, em Novembro, valor superior em 0,4 pontos percentuais ao observado no mês anterior, revelou hoje o INE, acrescentando que a variação mensal foi de 0,6%.

16 de Dezembro de 2004 às 11:00
  • ...

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 2,5%, em Novembro, valor superior em 0,4 pontos percentuais ao observado no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), acrescentando que a variação mensal foi de 0,6%.

Segundo a mesma fonte, a maioria das classes «apresentou variações homólogas superiores» às registadas no mês precedente, em Novembro, destacando-se as classes do «Vestuário e Calçado» e da «Educação», que apresentaram diferenciais de 1,1 ponto percentual.

À semelhança do verificado em Outubro, a classe dos «Transportes» apresentou a contribuição «mais elevada» para a variação homóloga do IPC total, justificando cerca de 40% da variação homóloga total, explica o INE acrescentando que, para o efeito, «foram determinantes o peso que esta classe detém na estrutura de consumo do IPC e o nível de variação homóloga atingido, de 6%».

IPC apresenta variação mensal de 0,6%

Face a Outubro, o IPC apresentou uma variação mensal de 0,6%, um valor superior em quatro décimas de ponto percentual ao observado em Novembro de 2003.

O INE explicou que neste período se destaca a «variação de carácter sazonal da classe «Vestuário e calçado» que apresentou uma evolução similar, embora mais intensa», do que a registada no mês homólogo do ano anterior (8,1% contra 6,8%, respectivamente), salientando que o diferencial entre a variação mensal do IPC total de Novembro deste ano e de igual período de 2003 (quatro décimas de ponto percentual) «foi justificado essencialmente pelo comportamento daquela classe».

O índice de inflação subjacente – índice total excepto produtos alimentares não transformados e energéticos – apresentou uma taxa de variação homóloga de três décimas de ponto percentual inferior à do IPC total, «acompanhando o perfil desenhado por esta série».

A variação média dos últimos 12 meses «interrompeu o movimento descendente iniciado em Agosto de 2003», alcançando 2,4%.

Índice Harmonizado de Preços no Consumidor Português sobe 2,6% em termos homólogos

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou um aumento de 2,6% face a Novembro de 2003 e de 0,3% face ao mês imediatamente anterior, tendo a taxa de variação média dos últimos 12 meses deste indicador permanecido inalterada nos 2,5%.

De acordo com os últimos dados disponíveis sobre a evolução dos preços no consumo na Zona Euro, a diferença entre a taxa de inflação média portuguesa e a observada para a totalidade dos países pertencentes à Zona Euro «traduziu-se, em Outubro de 2004, em 0,4 pontos percentuais», refere a mesma fonte acrescentando que, tendo por base uma estimativa do Eurostat para o mês de Novembro, «este diferencial ter-se-á mantido».

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio