Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifas eléctricas voltam a subir em Abril

As tarifas eléctricas para os clientes industriais vão voltar a subir a partir de Abril. Segundo o ajuste trimestral destes preços, fixado pela Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), os aumentos no segundo trimestre deste ano vão ser superior ao

15 de Março de 2005 às 08:46
  • ...

As tarifas eléctricas para os clientes industriais vão voltar a subir a partir de Abril. Segundo o ajuste trimestral destes preços, fixado pela Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), os aumentos no segundo trimestre deste ano vão ser superior aos verificados nos primeiros três meses de 2005 e que levantaram um coro de protestos dos industriais nacionais.

Para os clientes de muita alta tensão, os maiores consumidores, as tarifas vão subir 9,82% a partir de Abril e até final de Junho. Esta subida é calculada em relação aos valores fixados anuais em Dezembro de 2004 para vigorarem no ano seguinte.

O aumento em vigor no primeiro trimestre para estes clientes foi de 8,23%. Na alta tensão, a subida chega aos 8,68%, face à tarifa anual, contra um aumento de 7,95% no primeiro trimestre do ano.

Na média tensão, as tarifas crescem 5,59%, quando o anterior aumento se tinha ficado por 5,5%. A estas subidas, soma-se o aumento anual definido em 2004 que variou entre 2,3% e 2,4% para o segmento empresarial.

Os clientes industriais dos Açores vão pagar mais 4,99%, contra 4,68% em Janeiro último. Na Madeira, as tarifas vão crescer 5,6% a partir de Abril, contra 5,24%.

Os novos aumentos são justificados pela ERSE com o ajustamento trimestral dos encargos variáveis com a aquisição de energia verificados no último trimestre de 2004.

O desvio verificado foi de 38,3 milhões de euros, contra 35,9 milhões no trimestre anterior. A alta dos combustíveis para as centrais térmicas (carvão, fuel e gás natural) está na origem desta nova subida, tendência que se pode manter no próximo trimestre.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio