Notícia
Tarifas eléctricas voltam a subir em Abril
As tarifas eléctricas para os clientes industriais vão voltar a subir a partir de Abril. Segundo o ajuste trimestral destes preços, fixado pela Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), os aumentos no segundo trimestre deste ano vão ser superior ao
As tarifas eléctricas para os clientes industriais vão voltar a subir a partir de Abril. Segundo o ajuste trimestral destes preços, fixado pela Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), os aumentos no segundo trimestre deste ano vão ser superior aos verificados nos primeiros três meses de 2005 e que levantaram um coro de protestos dos industriais nacionais.
Para os clientes de muita alta tensão, os maiores consumidores, as tarifas vão subir 9,82% a partir de Abril e até final de Junho. Esta subida é calculada em relação aos valores fixados anuais em Dezembro de 2004 para vigorarem no ano seguinte.
O aumento em vigor no primeiro trimestre para estes clientes foi de 8,23%. Na alta tensão, a subida chega aos 8,68%, face à tarifa anual, contra um aumento de 7,95% no primeiro trimestre do ano.
Na média tensão, as tarifas crescem 5,59%, quando o anterior aumento se tinha ficado por 5,5%. A estas subidas, soma-se o aumento anual definido em 2004 que variou entre 2,3% e 2,4% para o segmento empresarial.
Os clientes industriais dos Açores vão pagar mais 4,99%, contra 4,68% em Janeiro último. Na Madeira, as tarifas vão crescer 5,6% a partir de Abril, contra 5,24%.
Os novos aumentos são justificados pela ERSE com o ajustamento trimestral dos encargos variáveis com a aquisição de energia verificados no último trimestre de 2004.
O desvio verificado foi de 38,3 milhões de euros, contra 35,9 milhões no trimestre anterior. A alta dos combustíveis para as centrais térmicas (carvão, fuel e gás natural) está na origem desta nova subida, tendência que se pode manter no próximo trimestre.