Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida de juros nos EUA «ameaça» economias emergentes

Um aumento das taxas de juro nos Estados Unidos poderá ser uma ameaça para o crescimento das economias de países emergentes, refere o Fundo Monetário Internacional (FMI) num relatório sobre estabilidade financeira mundial.

06 de Abril de 2004 às 17:20
  • ...

O FMI diz também que um dos riscos para as economias emergentes é o défice da balança corrente norte-americana.

A instituição refere que os EUA são capazes de atrair suficiente capital estrangeiro para financiar o défice, mas alerta que um desequilíbrio nesta capacidade de atracção de capital pode levar a uma queda do dólar e, consequentemente, causar danos em várias economias.

Os mais atingidos, diz o director de mercados capitais do FMI, Gerd Hausler, serão os que tiverem dívida denominada em dólares. «É claro que serão os mercados emergentes com dívida denominada em dólares os mais afectados. Os países que vão aderir à União Europeia e os que têm divida na moeda local estarão um pouco melhor», disse, citado pela Bloomberg.

No entanto, há analistas que dizem que a «ameaça» levantada pelo FMI não se concretizará este ano, já que as taxas de juro nos EUA não subirão a um ritmo rápido o suficiente para causar danos nas economias emergentes em 2004

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio