Notícia
Subida de preços em Portugal acelera para 1,2%
A taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,6 pontos percentuais face a abril, com o INE a estimar que a inflação tenha sido de 1,2% no mês de maio.
De acordo com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), estima-se que a inflação tenha subido para 1,2% no mês de maio, mais 0,6 pontos percentuais face ao mês de abril. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,6% (0,1% no mês anterior), indica o INE.
É ainda estimado que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe nos 9,9%, (8,1% no mês de abril). Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de -0,1% (em abril este índice situava-se nos -1,1%).
Face ao mês anterior, o IPC terá tido uma variação de 0,2%. Em abril, a variação mensal foi de 0,4%; já em termos homólogos, em maio de 2020 tinha sido de -0,4%. O INE estima ainda uma variação média nos últimos doze meses de 0,2% (0,1% no mês anterior).
Já o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,4%.
Após a divulgação desta estimativa, o INE indica que os dados definitivos sobre a inflação em maio vão ser publicados em junho, no dia 14.