Notícia
Sistema de Saúde em Portugal pouco ajustado às necessidades dos pacientes
O sistema de Saúde português encontra-se entre os que menos atendem às necessidades dos pacientes, situando-se na metade inferior da tabela europeia.
O sistema de Saúde português encontra-se entre os que menos atendem às necessidades dos pacientes, situando-se na metade inferior da tabela europeia.
De acordo com o índice EHCI (Euro Health Consumer Índex) que compara os sistemas de saúde na perspectiva do consumidor nos 25 Estados-membros da União Europeia e na Suíça, Portugal está na 16º posição, logo atrás do Reino Unido e imediatamente à frente da Espanha e da Grécia, somando 435 pontos num total de 750.
O índice é calculado a partir da pontuação obtida em cinco domínios: direitos dos pacientes e informação; tempo de espera para tratamento; resultados; grau de generosidade dos sistemas públicos; e acesso a medicamentos.
Portugal recebe a melhor pontuação (19) no domínio da informação aos pacientes, mas exibe nota claramente negativa na cobertura dos serviços públicos (4) e uma das mais baixas no tempo de espera para tratamento e acesso a medicamentos (ambos com nota 8). Ainda que não seja "tão avançado como o sistema vizinho espanhol", Portugal apresenta uma boa evolução na taxa de mortalidade infantil, lê-se no relatório.
A tabela europeia é liderada pela França, que soma 576 pontos, seguindo-se a curta distância a Holanda, Alemanha, Suécia e Suíça. No outro extremo, encontra-se a Lituânia (340 pontos), a Irlanda, a Letónia e a Eslováquia.