Notícia
Sete em cada dez portugueses querem união política com Espanha
Uma sondagem realizada pelo Real Instituto Elcano revela que 68% dos portugueses considera que Portugal e Espanha deveriam avançar com alguma forma de união política ibérica.
O Real Instituto Elcano realizou uma sondagem sobre a imagem de Espanha e considera que um dos resultados mais chamativos se prende com o facto de 68% dos portugueses inquiridos serem a favor de uma união política com Espanha.
No entanto, refere o mesmo barómetro, citado pelo El País, "seis em cada dez portugueses disse achar que Espanha não se interessa o suficiente por Portugal". Além disso, "a maioria vê aspectos negativos na forte presença de empresas espanholas no seu país, devido ao medo de serem ‘colonizados’", acrescenta o relatório, apresentado esta sexta-feira, 15 de Julho.
A sondagem foi elaborada entre 26 de Maio e 9 de Junho, a partir de 4.015 entrevistas a nacionais da Alemanha, Reino Unido, França, Portugal, EUA, Colômbia, Perú, Marrocos, China e Índia, residentes nos seus países.
Outra das conclusões é que 74% dos portugueses que responderam consideram que Espanha é o parceiro europeu que deveria ser o melhor aliado de Portugal, contra 38% que acham que deveria ser França e 24% que apontam a Alemanha.
Sobre se a independência da Catalunha seria positiva para a União Europeia, 18% dos britânicos disseram que sim, seguidos de 12% dos portugueses, 8% dos franceses e 7% dos alemães.
Em relação à imagem de Espanha, no conjunto dos 10 países sondados a avaliação coloca-a num posto intermédio. Com efeito, conforme refere o El Economista, Espanha obtém uma nota de 7,2, ficando assim abaixo da Alemanha (7,9), Reino Unido (7,8), Estados Unidos (7,7) e França (7,6), mas acima de Portugal (6,7), China (6,2), Marrocos (5,8), Perú (5,8), Índia (5,4) e Colômbia (5,3).
"Desde Junho de 2012, quando Espanha tinha uma nota de 6,5 pontos, a sua imagem no exterior tem vindo sempre a melhorar", conclui o relatório.