Notícia
RAVE afasta ponte 25 de Abril e insiste na terceira travessia
A RAVE - Rede de Alta Velocidade já apresentou ao Governo os cenários e propostas para o traçado da rede de alta velocidade ferroviária nas ligações Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid. Na ligação Lisboa/Madrid, a RAVE insiste na proposta de entrada em Lisboa at
A RAVE - Rede de Alta Velocidade já apresentou ao Governo os cenários e propostas para o traçado da rede de alta velocidade ferroviária nas ligações Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid. Na ligação Lisboa/Madrid, a RAVE insiste na proposta de entrada em Lisboa através da terceira travessia ferroviária entre Chelas e Barreiro depois de ter estudado por indicação do ministro das Obras Públicas, António Mexia, a utilização da ponte 25 de Abril.
Segundo o Jornal de Negócios soube, os estudos relativos à ponte 25 de Abril, efectuados em conjunto por técnicos da RAVE, Refer, Ferbritas, mas também pela Parsons e pela Grise, fundamentam de forma inequívoca os obstáculos já identificados que tinham levado ao afastamento precoce desta possibilidade.
O principal problema continua a ser o da exploração. Para além da limitada capacidade deste canal para responder a uma oferta que se prevê crescente de comboios – suburbanos, regionais e de longa distância nacionais e internacionais – a utilização desta via, até pela sobrecarga de comboios, implicaria ainda necessidade de abrandamento entre Lisboa e Pinhal Novo.
(leia mais no Jornal de Negócios de hoje)