Notícia
"O nosso produto é 100% anti-crise"
A Sales Engine Online faz da Internet o seu palco e do marketing a sua vida. Já está no Brasil e em Espanha e vai arrancar com o negócio em Angola
06 de Novembro de 2012 às 10:16
David Pinheiro | O director de negócio da SEO tem como objectivo abrir dois ou três mercados novos por ano.
Trabalham com vendas e marketing, são portugueses e não estão em crise. Parece mentira, mas a equipa da Sales Engine Online (SEO) garante que não. A empresa de marketing e vendas online não só está a crescer, como está a expandir o seu negócio. David Pinheiro, co-fundador da empresa, afirmou ao Negócios: "a Internet é um mercado anti-crise e o nosso produto é 100% anti-crise". Já têm escritórios em São Paulo e em Madrid, vão ter o primeiro "franchising" em Angola e prometem não ficar por aqui.
A SEO surgiu no mercado, em 2009, quando a crise já estava para ficar. O seu negócio baseia-se na criação de soluções de marketing na Internet para captar contactos para os seus clientes. O cliente apenas paga por cada contacto efectuado. "Corremos esse risco, mas é sempre muito relativo, porque fazemos sempre um estudo muito detalhado...", explicou David Pinheiro. Para minimizar este risco, a SEO escolhe países menos maduros e clientes que tenham uma grande base de dados, cujo departamento comercial assegure a capacidade de processar um elevado número de clientes. "Há clientes que, no Brasil, nos pedem cinco mil, 10 mil, 15 mil contactos por mês e nós preferimos não entregar, porque para o fazer temos que estar em sítios que não são os mais dignos para a campanha em questão", explicou o director de negócio da SEO.
Logo em 2010, a empresa entrou no Brasil e em Espanha, através da constituição de uma "joint venture" com empresários locais. A SEO tem mantido todo o "know how" em Portugal e a expansão internacional tem sido feita com forças de vendas. Agora, o passo seguinte da expansão internacional passa por "franchisar" o negócio, mas com um conceito diferente do habitual. David Pinheiro detalhou: "o 'franchising' só explora a parte comercial, porque não abdicamos do nosso 'know how'". O primeiro surgirá em Angola, onde o "franchisado" irá pagar um valor inicial de 22 mil euros e 19% pelas receitas. O empresário contou que este poderá ser o primeiro passo para alargar o negócio a outros países africanos, como a Nigéria, África do Sul, Moçambique e o Quénia.
A SEO está a receber convites para entrar num conjunto de outros países. "Agora estamos a fazer uma filtragem para saber para que mercados é que vamos", sendo que o objectivo "é abrir dois ou três mercados por ano". No final de 2012, a SEO prevê que o mercado internacional pese entre 20 a 25% das receitas. No próximo ano essa percentagem deve atingir 50%. A SEO conta com 16 colaboradores, em Portugal, e estima "contratar mais três a seis pessoas", tendo em conta a perspectiva de expansão.
Em 2011 as vendas foram de 1,2 milhões de euros. Este ano deverão atingir três milhões de euros.
Perguntas a David Pinheiro, co-Fundador da Sales Engine Online
"Uma coisa que está no nosso ADN desde o primeiro dia é a internacionalização"
Qual foi o vosso "business plan" inicial?
Uma coisa que está no nosso ADN desde o primeiro dia é a internacionalização, porque sabemos que temos um negócio que rapidamente aparece nos outros mercados e que é bem visto. Uma das razões que nos fez sair de um emprego estável e bom foi fazer algo que podia ser transposto para outras geografias. E foi isso que fizemos, abrimos a Sales Engine Online em 2009 e em 2010 já estávamos a vender em São Paulo e em Madrid, com uma empresa com parceria de capital. Depois decidimos avançar com a questão do "franchising"...
Qual foi o investimento inicial?
Tivemos de pedir um empréstimo à banca, porque o nosso negócio depende 100% de uma plataforma tecnológica que foi feita por programadores externos, que não tínhamos na altura. Esta plataforma permite-nos "trackiar" [seguir o rasto] de todos os meios e saber quais os que estão a dar e os que não estão a dar.
Qual foi o montante? Foi difícil convencer a banca emprestar dinheiro a dois jovens empresários?
Já na altura não foi fácil. Tivemos de dar os nossos avais pessoais e os das nossas esposas e tivemos seis meses até obter o empréstimo. Investimos até agora cerca de 200 mil euros, na primeira fase cerca 50 a 75 mil euros.
Como é que delinearam os primeiros passos da estratégia internacional, em Espanha e no Brasil?
Foi através dos contactos que o Carlos e o Tiago tinham... Quando constituímos a empresa, eles enviaram a apresentação para alguns amigos e facilmente apareceram duas ou três empresas para cada mercado. Para o Brasil vieram cá investidores e para Espanha fomos nós lá.
Ideias-chave
Depois de arrancar para a internacionalização, SEO analisa "franchising" do negócio
1. Toda a informação conta
A plataforma da Sales Engine Online tem como objectivo transformar todos os dados recolhidos dos seus clientes em informação útil e relevante que tem como objectivo ajudar os gestores a aumentar o potencial de cada campanha de Internet, maximizando o seu desempenho geral.
2. Só paga pelo resultado
O modelo da Sales Engine Online baseia-se na receita mediante os resultados. Assim, os clientes da Sales Engine Online somente pagam pelos resultados gerados pela campanha em questão.
3. Internacionalização
O Brasil e Espanha foram os dois países prioritários para esta empresa portuguesa, que hoje já presta serviço em mais de 16 países.
4. "Franchising" é o próximo passo
Já investiram em subsidiárias, mas a Sales Engine Online está a analisar "franchisar" o seu negócio.
Trabalham com vendas e marketing, são portugueses e não estão em crise. Parece mentira, mas a equipa da Sales Engine Online (SEO) garante que não. A empresa de marketing e vendas online não só está a crescer, como está a expandir o seu negócio. David Pinheiro, co-fundador da empresa, afirmou ao Negócios: "a Internet é um mercado anti-crise e o nosso produto é 100% anti-crise". Já têm escritórios em São Paulo e em Madrid, vão ter o primeiro "franchising" em Angola e prometem não ficar por aqui.
Logo em 2010, a empresa entrou no Brasil e em Espanha, através da constituição de uma "joint venture" com empresários locais. A SEO tem mantido todo o "know how" em Portugal e a expansão internacional tem sido feita com forças de vendas. Agora, o passo seguinte da expansão internacional passa por "franchisar" o negócio, mas com um conceito diferente do habitual. David Pinheiro detalhou: "o 'franchising' só explora a parte comercial, porque não abdicamos do nosso 'know how'". O primeiro surgirá em Angola, onde o "franchisado" irá pagar um valor inicial de 22 mil euros e 19% pelas receitas. O empresário contou que este poderá ser o primeiro passo para alargar o negócio a outros países africanos, como a Nigéria, África do Sul, Moçambique e o Quénia.
A SEO está a receber convites para entrar num conjunto de outros países. "Agora estamos a fazer uma filtragem para saber para que mercados é que vamos", sendo que o objectivo "é abrir dois ou três mercados por ano". No final de 2012, a SEO prevê que o mercado internacional pese entre 20 a 25% das receitas. No próximo ano essa percentagem deve atingir 50%. A SEO conta com 16 colaboradores, em Portugal, e estima "contratar mais três a seis pessoas", tendo em conta a perspectiva de expansão.
Em 2011 as vendas foram de 1,2 milhões de euros. Este ano deverão atingir três milhões de euros.
Perguntas a David Pinheiro, co-Fundador da Sales Engine Online
"Uma coisa que está no nosso ADN desde o primeiro dia é a internacionalização"
Qual foi o vosso "business plan" inicial?
Uma coisa que está no nosso ADN desde o primeiro dia é a internacionalização, porque sabemos que temos um negócio que rapidamente aparece nos outros mercados e que é bem visto. Uma das razões que nos fez sair de um emprego estável e bom foi fazer algo que podia ser transposto para outras geografias. E foi isso que fizemos, abrimos a Sales Engine Online em 2009 e em 2010 já estávamos a vender em São Paulo e em Madrid, com uma empresa com parceria de capital. Depois decidimos avançar com a questão do "franchising"...
Qual foi o investimento inicial?
Tivemos de pedir um empréstimo à banca, porque o nosso negócio depende 100% de uma plataforma tecnológica que foi feita por programadores externos, que não tínhamos na altura. Esta plataforma permite-nos "trackiar" [seguir o rasto] de todos os meios e saber quais os que estão a dar e os que não estão a dar.
Qual foi o montante? Foi difícil convencer a banca emprestar dinheiro a dois jovens empresários?
Já na altura não foi fácil. Tivemos de dar os nossos avais pessoais e os das nossas esposas e tivemos seis meses até obter o empréstimo. Investimos até agora cerca de 200 mil euros, na primeira fase cerca 50 a 75 mil euros.
Como é que delinearam os primeiros passos da estratégia internacional, em Espanha e no Brasil?
Foi através dos contactos que o Carlos e o Tiago tinham... Quando constituímos a empresa, eles enviaram a apresentação para alguns amigos e facilmente apareceram duas ou três empresas para cada mercado. Para o Brasil vieram cá investidores e para Espanha fomos nós lá.
Ideias-chave
Depois de arrancar para a internacionalização, SEO analisa "franchising" do negócio
1. Toda a informação conta
A plataforma da Sales Engine Online tem como objectivo transformar todos os dados recolhidos dos seus clientes em informação útil e relevante que tem como objectivo ajudar os gestores a aumentar o potencial de cada campanha de Internet, maximizando o seu desempenho geral.
2. Só paga pelo resultado
O modelo da Sales Engine Online baseia-se na receita mediante os resultados. Assim, os clientes da Sales Engine Online somente pagam pelos resultados gerados pela campanha em questão.
3. Internacionalização
O Brasil e Espanha foram os dois países prioritários para esta empresa portuguesa, que hoje já presta serviço em mais de 16 países.
4. "Franchising" é o próximo passo
Já investiram em subsidiárias, mas a Sales Engine Online está a analisar "franchisar" o seu negócio.