Notícia
PSD promete alargar âmbito das alterações ao subsídio de desemprego
Uma das medidas mais inesperadas do programa do PSD diz respeito ao subsídio de desemprego. É que ao contrário do que seria de esperar, o programa avança com alterações a esta prestação social que vão além do que estava previsto no projecto-lei do actual
Uma das medidas mais inesperadas do programa do PSD diz respeito ao subsídio de desemprego. É que ao contrário do que seria de esperar, o programa avança com alterações a esta prestação social que vão além do que estava previsto no projecto-lei do actual Governo, cuja aprovação não ocorreu em virtude da dissolução da Assembleia da República.
De acordo com o programa anunciado na sexta-feira, da "relação entre o nível do subsídio, as contribuições descontadas e a idade do trabalhador (...) resultarão distintas taxas de substituição".
Ora, no projecto do Governo não estavam previstas quaisquer alterações à taxa de substituição, nos 65%. Por outro lado, o programa refere-se à introdução do "princípio da universalidade", tornando todos os desempregados "elegíveis para atribuição desta prestação social", o que sugere uma estranha generalização do acesso à prestação.
(leia mais no Jornal de Negócios de hoje)