Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD prevê evolução do PIB «muito negativa» no terceiro trimestre

O PSD acredita que a evolução do PIB foi muito negativa no terceiro trimestre, com Portugal a provavelmente não manter o ritmo de crescimento registado no segundo trimestre, disse Durão Barroso, líder do PSD, ao Negocios.pt.

31 de Outubro de 2001 às 14:24
  • ...
O PSD acredita que a evolução do produto interno bruto (PIB) nacional foi muito negativa no terceiro trimestre do ano, com Portugal a provavelmente não manter o ritmo de crescimento registado no segundo trimestre, disse Durão Barroso, líder do PSD, ao Negocios.pt.

«As informações que temos é que o terceiro trimestre foi muito negativo» em termos de crescimento da economia, disse ao Negocios.pt Durão Barroso, à margem do debate mensal com o Governo, que decorreu hoje na Assembleia da República (AR).

No segundo trimestre deste ano, o PIB cresceu 0,4% face aos três meses anteriores, colocando a progressão da economia nos 2,3% no conjunto do primeiro semestre, face ao período homólogo.

O líder do PSD disse que espera «para ver se a tendência do segundo trimestre se mantém, o que infelizmente para o país, penso que não vai acontecer», sublinhando ainda que «os números que foram avançados ontem não podem ser tomados como referência para o resto do ano».

Durão Barroso referiu que as informações de que dispõe «são preocupantes em termos de balança de pagamentos correntes», sublinhando ainda que «o endividamento da banca no exterior cresce a um ritmo mensal de 100 milhões de euros (20 milhões de contos).

As previsões do Governo para este ano apontam para um crescimento do PIB na ordem dos 2%. Ontem, o ministro da Economia, Braga da Cruz, disse ao Negocios.pt que, face ao crescimento registado no primeiro semestre, «é quase impossível» que o incremento da economia fique abaixo dos 2% no conjunto de 2001.

Durão Barroso considerou que «o Governo parece ficar muito satisfeito com (um crescimento) 2%, quando a Irlanda tem quase 7% e não está contente por aí além», concluindo que «este é um Governo que se contenta com pouco».

Por outro lado, Pina Moura, antigo ministro das Finanças e actualmente deputado do PS, disse ao Negocios.pt que nos primeiros seis meses do ano «a economia portuguesa, ao contrário do que a oposição insistiu, teve um crescimento significativo e superior à média comunitária».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio