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PSD assinala Dia Mundial do Consumidor com pacote legislativo
O PSD vai assinalar o Dia Mundial do Consumidor, na quarta-feira, com quatro iniciativas legislativas, incluindo a criação de uma lista única para publicidade telefónica e a valorização dos centros de arbitragem para a resolução de litígios de consumo.
A 15 de Março, irão a debate na Assembleia da República dois projectos de lei e duas resoluções, todas com o objectivo de "tornar mais clara a defesa do consumidor" e "mais efectiva a resolução dos seus litígios", segundo o deputado social-democrata Joel Sá.
Um dos diplomas determina a criação, no âmbito da Direcção-geral do Consumidor, de um portal nacional de consumidores aderentes à publicidade telefónica. "Actualmente, as empresas de telemarketing têm cada qual a sua lista, o consumidor não sabe as listas de que faz parte, nem como sair delas. A nossa proposta é criar uma única lista nacional, para o qual o consumidor a qualquer momento pode entrar ou sair", explicou Joel Sá, em declarações aos jornalistas.
De acordo com o projecto de lei, as entidades que promovem publicidade por telefone seriam obrigadas a consultar essa lista.
Uma segunda iniciativa legislativa visa encaminhar os litígios de consumo de reduzido valor económico para a arbitragem ou mediação, quando seja essa a escolha do consumidor, em alternativa aos tribunais judiciais, mais caros e morosos.
Este projecto de lei obriga ainda a que seja constituído advogado nas acções de consumo seja qual for a via pelas quais elas sejam resolvidas – actualmente não é obrigatório quando não há recurso aos tribunais -, para que a simplificação do processo não ponha em causa as garantias e segurança do consumidor.
"O PSD apresenta ainda dois projectos de resolução: um que recomenda a promoção, divulgação da defesa do consumidor e outro que recomenda a valorização dos centros de arbitragem para que sejam mais conhecidos e para que as taxas sejam idênticas" em todo o país, referiu Joel Sá.
Nas recomendações, são citados inquéritos segundo os quais "um em cada quatro consumidores europeus demonstrava ter falta de confiança e dois em cada três consumidores consideravam-se mesmo mal informados", sendo frequentes os casos de consumidores que se sentem enganados depois da celebração de contratos.
"Não raras vezes a legislação protege o consumidor mas este, por mero desconhecimento, não beneficia da mesma", é referido no texto de uma das resoluções, que recomenda o desenvolvimento de campanhas institucionais de promoção dos interesses e direitos do consumidor, bem como a inserção nos programas e actividades escolares de matérias relacionadas com esta área.
Ponderar a possibilidade da gratuitidade para o consumidor sempre que este recorra a procedimentos alternativos aos tribunais para resolver os seus litígios é outra das recomendações feitas pelo PSD e que irão a debate parlamentar na próxima quarta-feira.