Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Proteção Civil eleva para laranja estado de alerta no litoral norte e centro do país

Agravamento do estado do tempo vai ser mais significativo a partir da noite deste domingo e madrugada de segunda-feira. Em causa a chegada a território continental da depressão Hermínia.

Lusa
26 de Janeiro de 2025 às 12:47
  • ...

A Proteção Civil elevou para laranja o estado de alerta nas regiões do litoral norte e centro do continente, devido ao agravamento das condições meteorológicas previsto para o final deste domingo e madrugada de segunda-feira. As populações já foram avisadas por SMS.

"Elevámos o estado de alerta para nível laranja da região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela a partir desta tarde e emitimos um SMS preventivo para essas áreas", indicou o adjunto de operações nacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Mata, em declarações transmitidas pela RTP.

Em causa está a chegada ao continente da depressão Hermínia que poderá causar "inundações em área urbana", devido à "chuva forte e persistente" que deverá registar-se nos próximos dias, de acordo com o responsável da Proteção Civil.

Carlos Mata avisa ainda para cuidados especiais na condução. "O piso vai estar escorregadio, como é expectável que aconteça e recomendamos uma cautela bastante grande na circulação, nas vias, especialmente aquelas que forem mais afetadas pela chuva e inclusive amanhã [segunda-feira] e depois pela questão da neve ou algum gelo que se possa formar."

Também é esperado vento forte "com rajadas até 110 quilómetros/hora e agitação marítima até ao dia 30 de janeiro", indicou o adjunto de operações nacionais, recomendando que as pessoas evitem aproximar-se da costa. "Percebemos que é bonito ir ver o mar bastante agitado, que é o que vai acontecer nestes próximos dias, mas recomendamos que tenham toda a cautela ao fazê-lo e não se chegarem para as zonas inundáveis pelas ondas", insistiu.

Também é esperada queda de neve sobretudo na Serra da Estrela.

A chuva e vento forte serão sentidos mais no norte do país, mas a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) também prevê precipitação no sul, mas de menor intensidade.

O IPMA emitiu no sábado à noite um aviso para o agravamento do estado do tempo. Para este domingo, os distritos de Viana do castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu estão sob aviso laranja. Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria estão com aviso amarelo.

Para esta segunda-feira, o IPMA colocou sob aviso amarelo todo o território do continente, sendo que o distritos do Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra estão sob aviso laranja.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio