Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial em Itália cai 0,9% em Outubro

A produção industrial em Itália caiu de 0,9% em Outubro, registando a maior queda dos últimos quatro meses, com a diminuição da procura de automóveis da Fiat.

16 de Dezembro de 2002 às 10:34
  • ...
A produção industrial em Itália caiu de 0,9% em Outubro, registando a maior queda dos últimos quatro meses, com a diminuição da procura de automóveis da Fiat.

Em relação ao período homólogo, a produção industrial registou uma quebra de 0,2%, afirmou hoje o gabinete de estatísticas do Governo italiano, Istat. Os economistas tinham previsto que a produção iria permanecer inalterada.

A Itália, a quarta maior economia da Europa, cresceu 0,3% no terceiro trimestre deste ano com as despesas de consumo a abrandarem. Esta é a maior crise da última década no sector industrial em Itália, afectando o índice de confiança dos consumidores.

A produção industrial representa cerca de um terço da economia italiana, enquanto a Fiat tem um peso de 0,6% no Produto Interno Bruto (PIB) italiano. As greves nos transportes em Itália poderão agravar ainda mais a produção, referem os analistas.

As vendas de automóveis da Fiat, que têm caído mensalmente este ano, registaram uma quebra de 22% em Novembro, com a pouca procura dos modelos Stilo e Punto.

Os planos do construtor automóvel e da Pirelli em cortar mais 10 mil postos de trabalho irão afectar ainda mais a confiança dos consumidores nos próximos meses. A produção de bens para transportes em Itália recuou 1,3% desde Setembro, e produtos de metal, 4,4%.

Os maiores mercados da Europa registaram um quebra da produção industrial, com a França a registar uma redução de 0,6% em Outubro, enquanto a Alemanha caiu 2,1% no mesmo mês, o que representou a maior queda dos últimos 18 meses.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio