Notícia
Produção industrial alemã recua pelo terceiro mês consecutivo
A produção industrial da Alemanha caiu pelo terceiro mês consecutivo em Maio último, em 0,7% face a Abril, agravada por uma queda na construção e no consumo de electrodomésticos.
A produção de todas as fábricas, estaleiros de construção, minas e «utilities», que valem cerca de um terço da economia alemã, caiu 0,7% face a Abril, anunciou hoje o Ministro da Economia daquele país.
Os economistas aguardavam um aumento de 0,2%.
A maior economia da Europa recuou no primeiro trimestre deste ano, depois de três anos em que quase não registou crescimento.
Já hoje a associação de construtores automóveis alemães - detentores de marcas como BMW, Mercedes ou Volkswagen - anunciou que as vendas de veículos caíram 5% no passado mês de Junho, o que traduz uma quebra acumulada de 1% no primeiro trimestre de 2003.
Quanto à produção automóvel ela aumentou na mesma proporção, de 1%, em igual semestre, apesar do mês de Junho sido afectado por greves nas fábricas localizadas na Alemanha de Leste.
As exportações de automóveis na Alemanha sofreram uma quebra, de 18% em Junho, apesar de no acumulado dos primeiros seis meses de 2003 a evolução tenha sido quantitativamente positiva em 1%.