Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro francês junta-se a Schroeder nos apelos ao BCE (act.)

Os líderes europeus continuam a tentar travar os ganhos do euro face ao dólar. Depois de ontem o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, ter dito que o Banco Central Europeu (BCE) deveria baixar as taxas de juro para ajudar as economias da Zona Euro, hoje fo

26 de Fevereiro de 2004 às 14:27
  • ...

Os líderes europeus continuam a tentar travar os ganhos do euro face ao dólar. Depois de ontem o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, ter dito que o Banco Central Europeu (BCE) deveria baixar as taxas de juro para ajudar as economias da Zona Euro, hoje foi a vez do primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Rafarin, fazer um apelo semelhante.

Jean-Pierre Rafarin manifestou hoje o seu apoio ao pedido do chanceler alemão para que as taxas de juro na Zona Euro sofressem um corte, dizendo aos jornalistas que partilhava «os pontos de vista de Gerhard Schroeder no que diz respeito à redução das taxas».

«As taxas de câmbio não estão compatíveis com a realidade económica. Um aumento da taxa cambial entre o euro e o dólar não será uma boa situação nem para os Estados Unidos nem para a Europa», disse Rafarin.

Ontem o chanceler alemão defendeu, em declarações a uma rádio regional alemã, que o Banco Central Europeu devia baixar as taxas de juro, para que as empresas europeias que dependem da exportação não sejam prejudicadas com a valorização do euro. Mais tarde, em entrevista ao diário inglês «Financial Times», Gerhard Schroeder voltou à carga sobre o assunto, dizendo que a relação de câmbio entre o euro e o dólar é «insatisfatória, pelo menos para os europeus».

A relação entre as duas moedas deverá ser um dos tópicos em discussão no encontro de amanhã entre Gerhard Schroeder e o presidente dos EUA, George W.Bush.

O euro [EUR] seguia a cair 0,53%, para 1,2434 dólares.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio