Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro navio ucraniano com cereais chega ao destino final

A chegada do navio ao destino, na Turquia, foi assinalada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, que considerou tratar-se de uma "mensagem de esperança" para "todas as famílias do Médio Oriente, África e Ásia".

Lusa/EPA
08 de Agosto de 2022 às 11:43
  • ...
Já chegou ao destino, na Turquia, um navio que saiu da Ucrânia com cereais. Foi a primeira embarcação a fazer a entrega, no âmbito do acordo mediado pela Turquia e pela ONU, anunciaram as autoridades locais.

O Polarnet, com pavilhão turco, zarpou do porto ucraniano Chornomorsk a 5 de agosto, carregado com 12.000 toneladas de milho, e atracou esta segunda-feira no porto de Derince, no Golfo de Izmit, no noroeste da Turquia.

A chegada do navio ao destino foi assinalada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, que considerou tratar-se de uma "mensagem de esperança" para "todas as famílias do Médio Oriente, África e Ásia".

"A Ucrânia não vos abandonará", escreveu Kuleba na rede social Twitter.

"Se a Rússia se mantiver fiel às suas obrigações, o 'corredor de cereais' continuará a manter a segurança alimentar global", acrescentou o chefe da diplomacia da Ucrânia.

Já o primeiro navio com cereais a partir da Ucrânia, o Razoni, com bandeira da Serra Leoa, deveria ter chegado ao destino, ao Líbano, no domingo, mas está atualmente ancorado na costa sul da Turquia.

Desde a assinatura do acordo, a 22 de julho, em Istambul, 10 navios deixaram a Ucrânia com mais de 305.000 toneladas de cereais, segundo dados citados pela agência de notícias turca Anadolu.

Quatro dos navios, com 170.458 toneladas de milho, dirigem-se para portos turcos, tendo o Polarnet sido o primeiro a chegar ao destino.

Os restantes têm como destino portos de Itália, China, Irlanda, Inglaterra e Líbano, de acordo com a Anadolu.

No domingo à noite, foi ancorado ao largo da costa sul da Turquia, segundo o site de navegação Marine Traffic, citado pela agencia norte-americana AP.

O Ministério da Defesa turco anunciou que dois navios com milho e soja zarparam esta segunda-feira de portos ucranianos do Mar Negro.

O Sacura deixou Yuzhny com 11.000 toneladas de soja para Itália e o "Arizona" deixou Chornomorsk com 48.458 toneladas de milho para Iskenderun, no sul da Turquia.

Quatro navios que deixaram a Ucrânia no domingo deverão ancorar perto de Istambul esta segunda-feira à noite, para serem inspecionados na terça-feira, disse o Ministério da Defesa turco.

Ao abrigo do acordo, os navios que deixam a Ucrânia são controlados por representantes da Turquia, Ucrânia, Rússia e ONU para se certificarem de que transportam apenas cereais, fertilizantes ou alimentos, e não quaisquer outras mercadorias.

Os navios que se dirigem para a Ucrânia são controlados para assegurar que não transportam armas.

O acordo foi alcançado face à ameaça de uma crise alimentar global provocada pelo bloqueio de cereais ucranianos nos portos controlados pelas forças russas, na sequência da guerra na Ucrânia, iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro.

A guerra afetou também o fornecimento global de fertilizantes agrícolas, de que a Rússia é um dos principais produtores.

Em conjunto, segundo a revista britânica The Economist, a Ucrânia e a Rússia fornecem 28% do trigo consumido no mundo, 29% da cevada, 15% do milho e 75% do óleo de girassol.
Ver comentários
Saber mais Ucrânia Turquia economia negócios e finanças agricultura e pescas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio