Notícia
Presidente da LP Brothers foi detido em Espanha
Foi detido o presidente da LP Brothers, a empresa que em Agosto anunciou que ia lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Media Capital, proprietária da TVI. Segundo uma notícia da SIC, Pedro Xavier Pereira foi preso em Espanha e Portugal vai pedir a
Foi detido o presidente da LP Brothers, a empresa que em Agosto anunciou que ia lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Media Capital, proprietária da TVI. Segundo uma notícia da SIC, Pedro Xavier Pereira foi preso em Espanha e Portugal vai pedir a sua extradição.
José Pedro Xavier Pereira foi preso em Badajoz. Era onde vivia o português, de 34 anos, e era também nesta cidade espanhola que estava sediada a LP Brothers, a empresa de capital de risco de que é proprietário.
Segundo a mesma fonte, a detenção foi feita pela polícia espanhola, na sequência de um mandado de captura internacional emitido pelo Ministério Público de Coimbra.
O presidente da LP Brothers está indiciado por crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e usurpação de funções num processo que investiga factos ocorridos de 2000 até ao ano passado.
As autoridades suspeitam que Xavier Pereira se tenha apoderado de dinheiro de empréstimos, destinados a recuperar empresas à beira da insolvência. Algumas terão acabado por falir.
Segundo a SIC, Xavier Pereira foi declarado contumaz noutros processos judiciais por ter paradeiro incerto. Está também a ser investigado num outro inquérito do Ministério Público de Lisboa que investiga a OPA que Xavier Pereira anunciou sobre a Media Capital.
Foi no final de Agosto que a LP Brothers de Pedro Xavier Pereira agitou o mercado bolsista, ao anunciar a OPA sobre a Media Capital. Chamar a atenção com anúncios de supostos negócios foi, aliás, uma constante nos últimos meses. A LP Brothers, por repetidas vezes, deu nas vistas ao surgir relacionada com alguns dos mais mediáticos negócios recentes.
O mais mediático é o da falsa OPA sobre a Media Capital em Agosto. Uma especulação que levou mesmo a bolsa a suspender, durante uma hora, a negociação dos títulos da dona da TVI.
Com esta falsa operação as acções da Media Capital atingiram um máximo histórico de 7,3 euros, com uma subida de 6,57%.
Mas antes desta situação acontecer, já a LP Brothers anunciava que havia parceiros para avançar com uma alegada oferta pública de aquisição. O parceiro mais conhecido era a Igreja Maná que chegou a declarar publicamente ter-se associado à LP, para alcançar uma participação estratégica na Media Capital e por consequência na TVI.
A LP Brothers também chegou a anunciar a vontade de adquirir os jornais «A Capital» e o «Comércio do Porto» em nome de investimentos israelitas. No entanto, a Prensa Ibérica, proprietária das extintas publicações, negou qualquer contacto com esta empresa.
Meses mais tarde, Pedro Xavier Pereira assumiu-se como consultor da TAP no negócio da compra de 20% da Varig, um envolvimento que foi desmentido pela transportadora nacional.