Notícia
Presidente da República promulga aumento do salário mínimo para 870 euros
O diploma aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros no final de novembro prevê o aumento do salário mínimo para 870 euros a parir do próximo ano.
Marcelo Rebelo de Sousa deu luz verde ao aumento do salário mínimo para 870 euros em 2025. A informação foi anunciada esta segunda-feira numa nota publicada no site da Presidência da República.
"O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que atualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2025", lê-se no documento que informa ainda que também foi promulgados o "diploma do Governo que procede à exclusão do regime florestal total de uma parcela de terreno pertencente à Mata Nacional das Dunas da Gafanha e à submissão ao mesmo regime florestal e integração na Mata Nacional de terrenos sitos no concelho de Ílhavo".
No que toca ao salário mínimo, no final de novembro o Governo tinha aprovado em Conselho de Ministros um decreto-lei que aumenta o valor para 870 euros, mais 50 euros por mês, numa trajetória acordada com os parceiros sociais que prevê chegar aos 1.020 euros em 2028.
O acordo assinado pelo último Governo previa que chegasse aos 855 euros em janeiro. Contudo, já a meta de 2024 foi revista em alta (para 820 euros, em vez de 810). A subida para 870 euros por mês implica um aumento nominal de 6,1% face ao valor que acabou por entrar em vigor este ano.