Notícia
Índice de preços na produção industrial desceu em Julho
O agrupamento de bens intermédios foi o que deu o maior contributo para a queda dos preços, com uma descida de 0,5 pontos percentuais durante o mês de Julho.
O índice de preços na produção industrial registou uma quebra de 0,8% em Julho face a período homólogo. Esta descida é superior à registada em Junho, quando a taxa recuou 0,4%. Em termos mensais, o índice avançou 0,3%, segundo dados divulgados esta terça-feira, 19 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O agrupamento de "bens intermédios" deu o maior contributo para a queda dos preços, com uma redução de 0,5 pontos percentuais em resultado de uma taxa de variação homóloga de -1,6%.
Já o índice do agrupamento de "energia" foi o único a apresentar uma variação homóloga positiva (0,1%), diz o INE. Este valor é contudo muito inferior aos 1,7% registados no mês de Junho.
Por seu turno, o índice da secção das "indústrias transformadoras" diminuiu 1,5% em Julho, contribuindo com menos 1,3 pontos percentuais para o índice agregado.
A subir esteve a secção da "Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio" que registou um aumento de 4,1%, contribuindo com 0,5 pontos percentuais para o agregado.
Já a variação mensal avançou 0,3% em Julho. O agrupamento de Energia passou de uma variação de 0,4% em Junho para 0,8% em Julho.
O índice da secção das "indústrias transformadoras", com uma variação mensal de 0,2%, contribuiu de forma decisiva para a variação do índice agregado, contribuindo 0,2% para o índice.