Notícia
Praias vão ter semáforos, mas com novo significado e multa para falta de máscara
O Governo decidiu manter para as praias as mesmas regras que já vigoravam no ano passado, sendo que este ano já se lhes aplicarão as novas regras em matéria de contraordenações. Os semáforos também continuarão, mas com novo significado.
As regras de acesso às praias vão manter-se este ano idênticas às que vigoraram no ano passado, afirmou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros.
Essencialmente, continuará a ser obrigatório o uso de máscara nos acessos às praias, bares e restaurantes de praia, bem como nas idas às casas de banho dos espaços balneares. Na própria praia, a máscara não será obrigatória.
Este ano haverá, no entanto, uma novidade e que é a aplicação de coimas por incumprimento por parte dos banhistas. Não se trata de uma alteração para este caso em concreto, mas é, sim, algo que deriva do facto de este ano estar já em vigor a nova lei das contraordenações, explicou Mariana Vieira da Silva.
Por outro lado, continuará a existir o regime de semáforos, mas aí sim com alterações: até 50% da lotação está verde, de 50% a 90% amarelo e acima de 90% vermelho, concretizou a ministra.