Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal presente na Conferência de Doadores do Líbano

O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), em representação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, vai estar presente na Conferência Internacional de Doadores que reúne amanhã, em Estocolmo, para debater um Programa

30 de Agosto de 2006 às 11:23
  • ...

O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), em representação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, vai estar presente na Conferência Internacional de Doadores que reúne amanhã, em Estocolmo, para debater um Programa de Ajuda de Emergência para a Reconstrução do Líbano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Promovida pelos governos sueco e libanês, a conferência contará com a presença de 46 países e de 24 organizações internacionais. Em causa estará a análise de uma proposta apresentada pelas autoridades libanesas para a reabilitação urgente de infra-estruturas e recuperação de condições sanitárias, sociais e económicas básicas para o regresso a casa dos milhares de desalojados pelo recente conflito armado no Sul do Líbano.

Além de Portugal, representado por Augusto Manuel Correia, membro do Conselho Directivo do IPAD, participam nesta Conferência, entre outros, os Primeiros Ministro da Suécia, Goran Person, e do Líbano, Fouad Siniora.

Entre os 24 organismos internacionais presentes incluem-se o Fundo Árabe para o Desenvolvimento Económico e Social, a Comissão Europeia, o Conselho Europeu, o Banco Mundial, o Banco de Desenvolvimento Islâmico, a Liga dos Países Árabes, a ONU, a FAO e a UNICEF.

Na quinta-feira, 1 de Setembro, Estocolmo será ainda palco da segunda Conferência Internacional de Doadores sobre a Palestina.

Esta II Conferência realiza-se após a reunião que decorreu em Genebra, a 14 de Julho deste ano, e tem por objectivo a aprovação de um programa de ajudas ao desenvolvimento sustentado dos Territórios Palestinianos. Estarão presentes 31 países e 21 organizações internacionais. A delegação portuguesa será também presidida por Augusto Manuel Correia, do IPAD.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio