Notícia
PIB dos Estados Unidos contrai 2,9% no primeiro trimestre
A economia norte-americana registou, no primeiro trimestre de 2014, a maior contracção dos últimos cinco anos devido ao abrandamento dos gastos dos consumidores.
O produto interno bruto dos Estados Unidos caiu 2,9% no primeiro trimestre do ano, mais do que o previsto e a pior leitura desde o mesmo período de 2009, anunciou esta quarta-feira, 25 de Junho, o Departamento de Comércio norte-americano.
Os economistas consultados pela Bloomberg aguardavam uma contracção de 1,8% enquanto as primeiras estimativas apontavam para uma queda de 1%. Ou seja, esta é a maior revisão em baixa do Departamento do Comércio desde que se começaram a recolher estes dados (1976).
Os gastos dos consumidores, que perfazem cerca de 70% da economia norte-americana, aumentaram 1% no primeiro trimestre, o ritmo mais lento em cinco anos. Este ganho, que acrescenta 0,71 pontos percentuais ao PIB, compara com a anterior leitura de uma subida de 3,1%. A revisão em baixa reflecte uma queda nos gastos ligados com cuidados de saúde.