Notícia
Petróleo volta a negociar em terreno negativo com queda do euro
Os preços do petróleo inverteram a tendência de ganhos e seguiam agora a desvalorizar pressionados pela queda do euro, que reduz a procura da matéria-prima como forma de investimento. Também o retorno do transporte no mar Cáspio está a contribuir para a queda das cotações.
22 de Agosto de 2008 às 10:41

O West Texas Intermediate (WTI) cotava nos 120,70 dólares ao desvalorizar 0,40% no mercado nava-iorquino, e o Brent do mar do Norte, que serve de referência à economia europeia, perdia 0,49% para os 119,57 dólares, em Londres.
O euro estava a ser penalizado pela divulgação de que a economia do Reino Unido estagnou, inesperadamente, no segundo trimestre do ano, o que leva os investidores a temerem o mesmo desempenho na economia da Zona Euro.
Também a contribuir para a desvalorização do petróleo estava o retomar do transporte petrolífero no mar Cáspio, que tinha sido interrompido devido a danos nos oleodutos causados pelos confrontos entre a Rússia e a Geórgia.
Apesar da queda das cotações petrolíferas, o petróleo continua a registar uma ganho semanal de 6% depois de na última sessão ter estado a valorizar mais de 5%, com as tensões politicas entre a Rússia e a NATO, o que poderia por em risco as exportações de petróleo do Mar Cáspio.