Notícia
Perfil de António Borges: Um exemplo de "profissionalismo, competência e dignidade"
Era militante do PSD, partido do qual foi vice-presidente da Comissão Política Nacional, entre 2008 e 2010, sob a liderança de Manuela Ferreira Leite.
"A verdade é que o cancro acabou por derrotá-lo, mas nunca vencerá o exemplo de máximo profissionalismo, competência e dignidade que deixa a quem o conheceu e privou com ele", disse no domingo Alexandre Soares dos Santos, "chairman" da Jerónimo Martins, comentando a morte de António Borges, que era também administrador daquela empresa.
António Mendo de Castel-Branco de Amaral Osório Borges nasceu em Ramalde, Porto, a 18 de Novembro de 1949. Era casado e tinha quatro filhos. Faleceu domingo no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, vítima de um cancro no pâncreas que lhe havia sido detectado em 2010.
António Borges licenciou-se em Economia e Finanças, em 1972, no antigo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Em 1976 estabeleceu-se nos Estados Unidos, onde obteve os graus de Mestre e Doutor em Economia. Em 1980 foi docente do INSEAD, em França, instituto do que qual foi director e reitor nos anos 90.
Era militante do PSD, partido do qual foi vice-presidente da Comissão Política Nacional, entre 2008 e 2010, sob a liderança de Manuela Ferreira Leite. Entre as muitas funções que desempenhou na sua vida profissional, destacam-se as de vice-governador do Banco de Portugal e vice-presidente do conselho de administração do Goldman Sachs, em Londres.
Foi também consultor do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e da OCDE. Em 2010, no ano em que lhe foi diagnosticada a doença, foi nomeado director do Departamento Europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI) de onde saiu um ano depois, por divergências com a directora-geral, Christine Lagarde, que este domingo assina um comunicado onde em nome de todos, no FMI, apresentas as "mais profundas condolências à família e de António [Borges] e a todos os seus muitos colegas e amigos em Portugal e em todo o mundo".
O corpo de António Borges encontra-se na Basílica da Estrela onde esta segunda-feira, às 11h00, é celebrada uma missa de corpo presente, seguindo-se o funeral.