Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Partidos norte-americanos propõem planos de incentivo à economia

O Partido Republicano norte-americano pretende ver aprovada uma proposta de redução dos impostos em 100 mil milhões de dólares, enquanto o Partido Democrata vai propor outro pacote de incentivo à economia.

24 de Outubro de 2001 às 15:55
  • ...
O Partido Republicano norte-americano pretende ver aprovada uma proposta de redução dos impostos em 100 mil milhões de dólares (112,27 mil milhões de dólares ou 22,51 mil milhões de contos), enquanto o Partido Democrata vai propor outro pacote de incentivo à economia.

A proposta do Partido Republicano será levada à votação na Casa dos Representantes dos Estados Unidos (EUA), onde controla a maioria dos votos, pelo que é previsível que a proposta seja aprovada por aquele órgão.

O Partido Democrata, por seu turno, irá apresentar um projecto que prevê uma combinação de cortes de impostos e de aumento do consumo público no valor de 70 mil milhões de dólares (78,58 euros ou 15,75 mil milhões de contos), junto do Senado norte-americano, onde é maioritário, pelo que esta proposta também deverá passar nesta instância.

No entanto, os dois órgãos em questão estão dependentes do Congresso, que terá de ratificar qualquer proposta que seja aprovada pelo Senado ou pela Casa dos Representantes, pelo que não é certo que qualquer dos projectos chegue a ser implementado.

Por outro lado, o presidente norte-americano, George W. Bush, que tem a última palavra sobre as propostas de lei aprovadas pelo Congresso, já manifestou o seu desacordo face a ambos os planos.

O presidente dos EUA pretende ver aprovado um pacote de incentivo à economia cujo valor não ultrapasse os 75 mil milhões de dólares (84,2 mil milhões de euros ou 16,88 mil milhões de contos), conforme avançou no decorrer da última campanha eleitoral.

A economia norte-americana cresceu 0,2% no segundo trimestre do ano, ao ritmo mais baixo dos últimos oito anos, segundo os dados do Governo dos EUA.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio