Notícia
Os pontos fortes e fracos de Portugal segundo o IMD
Portugal é o país que recebe a melhor classificação nas leis de imigração e surge no fundo da tabela quando o que está em causa é a dívida das empresas. Veja em que áreas Portugal está melhor e pior colocado no ranking mundial da competitividade.
Para elaborar o ranking dos países mais competitivos do mundo, o Institute for Management Development (IMD) analisa centenas de indicadores de cada um dos países.
No ranking global, Portugal surge na parte inferior da tabela (36ª posição), embora tenha subido sete lugares face ao "raking" do ano passado.
No capítulo dedicado a Portugal, a influente escola suíça de negócios identifica os pontos fortes e pontos fracos do país, ao listar os indicadores em que Portugal surge melhor e pior posicionado em diversos indicadores de cada uma das quatro áreas: desempenho económico (passou da 54ª para a 45ª posição entre 61 países); eficiência do governo (passa da 48ª para 34ª posição); eficiência das empresas (passa do 52º para o 48º lugar) e qualidade das infra-estruturas (está no 26º posto, vindo do 29º).