Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP mantém produção inalterada em Junho

A OPEP vai manter as quotas de produção petrolífera dos seus membros inalteradas na sua próxima reunião, a realizar a 5 de Junho, revelou o presidende do cartel, o argelino Chebib Khalid, citado pelas agências internacionais.

20 de Maio de 2001 às 17:46
  • ...
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai manter as quotas de produção petrolífera dos seus membros inalteradas na sua próxima reunião, a realizar a 5 de Junho, revelou o presidende do cartel, o argelino Chebib Khalid, citado pelas agências internacionais.

«Não vai haver um aumento da produção», afirmou Chebib Khalid, à margem de uma reunião ministerial realizada este fim de semana em Teerão, a capital do Irão, um país que integra a OPEP.

O mesmo responsável sublinhou que as actuais reservas de combustíveis são «adequadas», pelo que não deverá ser necessário um incremento da produção nos próximos tempos.

Khalid referiu ainda que «é necessário ter em conta as condições do mercado a prazo», indiciando que a OPEP acredita que os actuais níveis dos «stocks» de combustíveis serão suficientes para manter a estabilidade dos preços, face ao aumento da procura que deverá ocorrer nos próximos meses.

A procura de gasolina costuma aumentar nos Estados Unidos (EUA), o país que consome mais energia a nível mundial, com a chegada do Verão, quando os norte-americanos se deslocam maioritariamente de automóvel para os seus locais de férias.

O preço do barril de crude já aumentou cerca de 15% em Nova Iorque desde o início deste mês, impulsionado por receios de que as actuais reservas norte-americanas de gasolina, que estão abaixo do nível verificado na mesma altura do ano passado, não serão suficientes para enfrentar o aumento da procura nos próximos tempos.

Desde o início do corrente ano, a OPEP, que é responsável por cerca de 40% da produção petrolífera a nível mundial, já baixou as suas quotas de produção por duas vezes, num total de 1,5 milhões de barris diários.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio