Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obrigações portuguesas recuam para mínimos de quase 5 anos

As obrigações do tesouro recuavam hoje para mínimos de Outubro de 2002, em linha com as “bunds” alemãs que estão a antecipar uma subida dos juros a nível global. O IGCP colocou hoje 900 milhões de euros da tranche que vence em Outubro de 2017.

13 de Junho de 2007 às 11:44
  • ...

As obrigações do tesouro recuavam hoje para mínimos de Outubro de 2002, em linha com as "bunds" alemãs que estão a antecipar uma subida dos juros a nível global. O IGCP colocou hoje 900 milhões de euros da tranche que vence em Outubro de 2017.

Os títulos de dívida publica na Europa estão a negociar perto de mínimos de cinco anos, com os investidores a anteciparem novas subidas dos juros.

A "yield" das obrigações alemães ("bunds") a 10 anos, a referência para o mercado europeu, subia hoje para os 4,68%. A "yield" ou taxa de rendibilidade até à maturidade varia em sentido inverso face ao preço das obrigações.

Em Portugal, a "yield" das obrigações do tesouro com a mesma maturidade subia para os 4,832%, níveis de Outubro de 2002.

A possibilidade de novas subidas nas taxas de juro tendem a pressionar as obrigações, já que num clima económico de maior euforia os investidores tendem a alocar o dinheiro em activos com um nível mais elevado de risco.

As obrigações são um produto com um nível isento de risco, ou com um prémio de risco idêntico ao do sistema financeiro local.

Além de Portugal, Espanha e a Alemanha colocaram hoje no mercado 12 mil milhões de euros em obrigações, um facto que está a ajudar a pressionar os preços.

Portugal realizou esta manhã um leilão da série "OT 4.35% Outubro 2017", com um montante indicativo de 1000 milhões de euros.

Foram colocados 900 milhões de euros, com um taxa média de 4,807%, elevando para 3,9 mil milhões de euros o saldo vivo da série a 10 anos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio