Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: A sobretaxa, a calmaria nas bolsas, as falhas no iphone 6 e uma app para cozinhar

Depois do pânico provocado ontem pela China, as bolsas regressaram aos ganhos. As estimativas do Governo apontam para a devolução de 25% da sobretaxa do IRS. Joseph Blatter diz que está "limpo". O Mais Poderoso #9.

Bloomberg
25 de Agosto de 2015 às 20:00
  • 9
  • ...

China corta taxas de juro. Bolsas reanimam. O banco central chinês cortou em 25 pontos base a taxa de juro a um ano aplicada aos empréstimos para 4,6%. Também a taxa de juro a um ano dos depósitos foi cortada em 25 pontos para 1,75%. Trata-se de mais uma iniciativa destinada a reanimar a segunda maior economia mundial. Depois do pânico registado ontem, as bolsas regressaram a terreno positivo. A bolsa portuguesa terminou a sessão desta terça-feira, 25 de Agosto, a valorizar 4,71%, a maior subida diária desde Maio de 2010. Na Europa, a bolsa grega foi mesmo a que mais valorizou, ao disparar quase 12%. Já o dólar está a recuperar das fortes quedas face ao euro, tal como o petróleo. Wall Street também está a recuperar das perdas. Saiba aqui o que de mais importante aconteceu no fecho dos mercados. 

Governo estima devolver 25% da sobretaxa. Com base nos dados da execução orçamental de Julho, o Governo acredita que será possível devolver 25% do montante cobrado a título de sobretaxa do IRS, o que corresponde a 190 milhões de euros. Na base desta revisão em alta está a aceleração do ritmo de crescimento das receitas de IRS e de IVA, que passaram de um aumento de 4,2%, em Junho, para uma subida de 4,4%, em Julho. Mais informação sobre a execução orçamental de Julho pode ser encontrada aqui.


Concessão do Metro do Porto e dos STCP
. Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, explicou que se o processo de subconcessão das duas empresas não for concluído, o Estado terá de pagar indemnizações compensatórias em 2016. Com estas subconcessões, Sérgio Monteiro estima que o Estado poupe 120 milhões de euros. O presidente da Câmara de Gaia, Vítor Rodrigues, considera "desleal" a altura escolhida pelo Governo para relançar este concurso.

O que é "incompreensível" para Maria Luís Albuquerque. Em ciclos recessivos "a despesa aumenta e a receita cai, por vezes muito e muito rapidamente". Por isso, "em ciclos de recuperação económica a despesa deve ser contida". Neste sentido, "defender que o aumento da despesa pública é gerador de riqueza em si mesmo é para mim incompreensível", argumentou a ministra das Finanças durante a Universidade de Verão do PSD, recorrendo aos resultados da última década para validar a sua tese.

Preço do petróleo é mais "relevante do que o yuan". Vítor Constâncio, vice-governador do Banco Central Europeu considera que "a evolução dos preços do petróleo é mais revelante" do que a desvalorização do yuan, a moeda chinesa. Constâncio salienta que o preço da matéria-prima está a cair desde Junho e isso, sim "está a afectar a inflação", ainda que admita que em relação a isto "não há nada que a política monetária possa fazer".

 

Dilma Rousseff admite erro. A presidente do Brasil reconhece que devia ter implementado mais cedo uma política de austeridade e "lamenta" o envolvimento do PT no esquema de corrupção instalado na Petrobras. "Eu nunca imaginaria, ninguém imaginaria que o preço do petróleo cairia de 105 dólares [por barril] em Abril, para 102 dólares em Agosto, para 43 dólares hoje. A crise começa em Agosto, mas só vai ficar grave, grave mesmo, mesmo entre Novembro e Dezembro [de 2014]. É quando todos os estados da Federação percebem que a arrecadação [fiscal] caiu", afirma Dilma numa entrevista conjunta a três jornais brasileiros.

 

Apple reconhece falhas no iPhone 6. A Apple reconheceu uma falha nas câmaras iSight instaladas nos iPhones 6 Plus que deixa as fotografias desfocadas. A empresa diz que esta falha é limitada, sendo que o defeito só existe nos iPhone 6 Plus comprados entre Setembro de 2014 e Janeiro de 2015. A empresa oferece a substituição gratuita das câmaras defeituosas nas Apple Stores.

Joseph Blatter diz-se "limpo". O ainda presidente da FIFA garante que a sua consciência lhe assegura estar "limpo" de qualquer envolvimento em actos ilícitos enquanto líder do organismo que tutela o futebol mundial. Blatter, em entrevista à BBC, rejeita mesmo que haja corrupção no seio da FIFA. Diz que apresentou a sua demissão do cargo para "proteger" a FIFA". As eleições na FIFA estão marcadas para 26 de Fevereiro de 2016.

 

Os Mais Poderosos. Isabel dos Santos é a 9ª da lista elaborada pelo Negócios, um exclusivo para assinantes. A fusão BPI/BCP, a parceria com a Nos e quanto valem os seus interesses em Portugal.


Uma app para aqueles que acreditam que a maior felicidade do mundo está na comida. Conheça o Tender, uma aplicação que lhe mostra pratos e ensina a confeccioná-los.

Ver comentários
Saber mais Sérgio Monteiro STCP Metro do Porto Câmara de Gaia Dilma Rousseff Brasil Mais Poderosos Isabel dos Santos BPI BCP Nos Tender Apple iPhone Joseph Blatter FIFA futebol Maria Luís Albuquerque ministra das Finanças Vítor Constâncio BCE petróleo yuan execução orçamental sobretaxa IRS 25% China mercados PSI-20 bolsa grega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio