Notícia
"Número dois" da Al-Qaida ameaça Israel e Golfo Pérsico
O "número dois" da Al-Qaida, Ayman al-Zawahri, apelou a uma mobilização islâmica contra o Ocidente e anunciou novos ataques n o Golfo Pérsico e Israel num vídeo divulgado hoje, quando se assinalam cinco ano s sobre o 11 de Setembro.
O "número dois" da Al-Qaida, Ayman al-Zawahri, apelou a uma mobilização islâmica contra o Ocidente e anunciou novos ataques n o Golfo Pérsico e Israel num vídeo divulgado hoje, quando se assinalam cinco ano s sobre o 11 de Setembro.
Numa mensagem divulgada inicialmente pela CNN e também já obtida pela cadeia televisiva do Qatar Al-Jazira, Ayman al-Zawahri dirige-se aos ocidentais p ara avisar que "deveriam reforçar" as suas "defesas em duas regiões".
"A primeira é o Golfo [Pérsico], de onde serão expulsos. E a segunda é Israel, porque os reforços jihadistas se aproximam - com a ajuda de Alá -, e a vossa derrota será o fim da supremacia actual dos sionistas e das Cruzadas", ameaçou Al-Zawahri, que se apresentou vestido de branco e sentado em frente de estantes com livros.
"Os vossos dirigentes estão-vos a esconder a verdadeira amplitude do desastre", disse, alertando que estão a ser preparados novos ataques, quando se assinalam hoje cinco anos sobre os atentados da Al-Qaida contra Nova Iorque e Washington, que provocaram cerca de três mil mortos.
No vídeo, em árabe e legendas em inglês, com cerca de uma hora e 16 minutos de duração, e no qual se vê o logótipo da As-Sahab (organização que se ocupa da produção multimédia da Al-Qaida), Al-Zawahri refere os bombardeamentos israelitas deste Verão contra o Hezbollah.
Zawahri refere também a captura de soldados israelitas e a de activista s palestinianos na Faixa de Gaza.
Segundo a CNN, que divulgou um curto excerto do vídeo, este está disponível em "sites" islâmicos na Internet, mas não nos que habitualmente divulgam mensagens da rede terrorista de Usama bin Laden.
"Deram-nos toda a legitimidade e todas as oportunidades para continuarmos a combater-vos", disse Ayman al-Zawahri, 55 anos, médico egípcio e membro de topo da organização terrorista Al-Qaida.
"Não deveriam perder tempo a reforçar as tropas no Iraque e no Afeganistão, porque elas estão destinadas ao fracasso", afirma Zawahri.
Extractos da mensagem de Zawahri foram divulgados no "site" oficial do "SITE Institute", um centro de investigação norte-americano sobre o terrorismo, especializado no estudo de páginas islamistas na Internet.
Segundo o "SITE Institute", esta nova mensagem é uma entrevista a Zawahiri, efectuada pela As-Sahab, na qual Zawahri fala de assuntos que vão do Afeganistão e o Iraque, ao conflito entre Israel e o Hezbollah, e a Somália.
Zawahri volta a criticar os líderes ocidentais, especialmente o presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair , por terem recusado a oferta de tréguas apresentada por, Usama bin Laden.
A anterior mensagem de Zawahiri, na qual apelou aos norte-americanos para que se convertam à religião muçulmana, foi divulgada 02 de Setembro.