Notícia
Noruega fez em Janeiro primeiro levantamento do fundo petrolífero
O Governo norueguês procedeu ao primeiro levantamento de dinheiro junto do fundo de riqueza soberana do país, que conta com 760,5 mil milhões de euros.
A Noruega recorreu pela primeira vez ao fundo de riqueza soberana do país, 20 anos depois da primeira injecção de dinheiro (em 1996), avançou o diário financeiro Dagens Naeringsliv, citado pela Reuters.
O Ministério norueguês das Finanças confirmou à Reuters as informações que tinham sido avançadas. No entanto, não referiu o montante de dinheiro que retirou do fundo – que contava com 760,5 mil milhões de euros (o valor é dado na divisa norte-americana, sendo de 826 mil milhões de dólares).
Segundo o Dagens Naeringsliv, o Executivo da primeira-ministra Erna Solberg terá recorrido a 6,7 mil milhões de coroas norueguesas (720 milhões de euros) para atender à despesa pública.
Em finais de Fevereiro, o Financial Times avançava que os fundos soberanos retiraram dinheiro dos fundos a um ritmo recorde em 2015 e que a Noruega, que gere o maior fundo do mundo, poderia retirar 7,7 mil milhões de euros do fundo este ano – conforme admitiu o governador do banco central do país.