Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Musk ultrapassa Bezos e é agora o mais rico do mundo

A fortuna do fundador da Tesla disparou em mais de 150 mil milhões de dólares no ano passado.

EPA
07 de Janeiro de 2021 às 18:33
  • ...

Elon Musk, o empreendedor norte-americano que fundou empresas como a Tesla e a SpaceX, é agora a pessoa mais rica do planeta, segundo o Índice de Multimilionários da Bloomberg.

 

A escalada de 4,8% das ações da Tesla na sessão desta quinta-feira fez com que Musk superasse a fortuna do fundador da Amazon, Jeff Bezos, refere a Bloomberg, cujo ranking lista das 500 pessoas mais abastadas do mundo.

 

O engenheiro nascido na África do Sul tinha uma fortuna avaliada em 188,5 mil milhões de dólares às 10:15 da manhã em Nova Iorque (15:15 em Lisboa) – ou seja, 1,5 mil milhões superior ao património de Bezos, que se mantinha no topo da lista desde outubro de 2017.

 

Na qualidade de CEO da Space Exploration Technologies Corp – a SpaceX –, Musk é também um rival de Bezos, que detém a Blue Origin, na corrida do setor privado ao espaço.

Os últimos 12 meses foram de um salto extraordinário para Musk, sublinha a Bloomberg, já que nesse período a sua fortuna aumentou em mais de 150 mil milhões de dólares – sendo talvez a mais rápida criação de riqueza na história.

 

A impulsionar este património esteve a forte escalada da Tesla, que em 2020 disparou 743% em bolsa devido, nomeadamente, aos seus lucros consistentes e à inclusão em dezembro no índice S&P 500 (estava cotada apenas no Nasdaq).

Ainda assim, a Bloomberg aponta um factor que pesou nesta viragem no pódio dos mais ricos: o divórcio de Bezos e a sua filantropia.

 

Em 2020, Jeff Bezos cedeu cerca de 25% da sua posição na Amazon à agora ex-mulher, Mackenzie Scott, e, no âmbito do seu projecto filantrópico, doou ações no valor de 680 milhões de dólares em novembro. Se assim não fosse, continuaria a ser o mais rico do mundo.

Novos milionários com aposta na Tesla

 

O sucesso da Tesla tem também contribuído para enriquecer quem decidiu apostar na fabricante norte-americana de veículos elétricos.

 

A Businessweek dá o exemplo de Brandon Smith, um homem de 32 anos que investiu na Tesla o que tinha e que é agora milionário. Investiu 10.000 dólares em 2017 e essa posição acionista vale agora em torno de um milhão de dólares.



(notícia atualizada às 19:02)

Ver comentários
Saber mais Elon Musk Jeff Bezos Tesla SpaceX
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio