Notícia
Movimento de mercadorias nos portos do Continente sobe 1,6%
O movimento de mercadorias nos portos do Continente aumentou 1,6%, no período de Janeiro a Setembro de 2002, para 41,3 milhões de toneladas, impulsionado pelos portos de Sines, Leixões e Lisboa.
O movimento de mercadorias em Sines aumentou 36,7%, enquanto o de Leixões registou uma subida de 22,7% e o de Lisboa 19,8%.
O movimento de navios no Continente registou uma quebra de 0,4%, no período em análise, para 10,5 mil navios, sendo que os principais portos que contribuíram para este decréscimo foram o de Leixões, Figueira da Foz e Viana do Castelo.
Quanto à evolução dos movimentos por tipo de carga registaram-se uma subida dos granéis sólidos e dos contentores, enquanto o movimento de «roll-on e roll off» teve um decréscimo.
As mercadorias que chegaram aos portos do Continente provenientes da União Europeia registaram uma diminuição de 0,1%, nos primeiros nove meses de 2002. O movimento de mercadorias provenientes fora da UE subiu 12%.
O INE refere no mesmo documento que os principais grupos de mercadorias descarregadas, movimentadas em tráfego internacional foram os produtos petrolíferos e os combustíveis minerais, com mais 33,5% e 26,4%, respectivamente.