Notícia
Meredith Whitney: "Classe média está a ser expulsa do sistema bancário"
A analista diz que classe média norte-americana está com dificuldades em ser uma consumidora activa.
A analista que em 2007 previu, acertadamente, que o Citigroup teria de reduzir os seus dividendos devido às perdas do crédito hipotecário, disse hoje em entrevista à CNBC que a excessiva regulação das instituições financeiras acabará por pressionar os consumidores da classe média, que em breve se verão excluídos do sistema bancário.
Essa tendência está já a começar a manifestar-se em termos de quem mais impulsiona o consumo, declarou Meredith Whitney à cadeia televisiva.
Do ponto de vista da fundadora e presidente do grupo de consultoria Meredith Whitney Advisory Group, os últimos dados sobre o consumo nos EUA podem ser enganadores, pois os gastos estão a ser promovidos pelos compradores nos dois extremos opostos do espectro. Ou seja, os que estão no meio – a classe média – têm mais dificuldades em serem consumidores activos.
Os mais recentes dados apontam para um aumento de 0,4% das vendas no retalho durante a época-pós-natalícia. Mas este é, “de alguma forma, um indicador falso do consumo”, pois diz que todos os consumidores norte-americanos estão a gastar mais, sublinhou a analista, acrescentando que a classe média não te observado um crescimento dos seus salários e que a contracção do crédito continua a ser uma realidade para a maioria dos norte-americanos.
Segundo Whitney, a dificuldade do acesso ao crédito é actualmente um dos principais obstáculos que se coloca à classe média nos EUA. E com um aperto do crédito, a expansão económica torna-se também mais difícil. É por isso que muitos cidadãos estão a deixar de pedir dinheiro à banca, fazendo-o directamente junto de outros prestamistas do sistema financeiro, referiu a analista de 42 anos.
Hoje, o “The New York Times” diz que Meredith Whitney pretende lançar um livro sobre o mercado, intitulado “Downgraded: Why the next economic crisis will be local”. O livro deverá ter ser editado pela Portfolio, chancela do Penguin Group, prevendo-se que esteja à venda em Novembro próximo.
Essa tendência está já a começar a manifestar-se em termos de quem mais impulsiona o consumo, declarou Meredith Whitney à cadeia televisiva.
Os mais recentes dados apontam para um aumento de 0,4% das vendas no retalho durante a época-pós-natalícia. Mas este é, “de alguma forma, um indicador falso do consumo”, pois diz que todos os consumidores norte-americanos estão a gastar mais, sublinhou a analista, acrescentando que a classe média não te observado um crescimento dos seus salários e que a contracção do crédito continua a ser uma realidade para a maioria dos norte-americanos.
Segundo Whitney, a dificuldade do acesso ao crédito é actualmente um dos principais obstáculos que se coloca à classe média nos EUA. E com um aperto do crédito, a expansão económica torna-se também mais difícil. É por isso que muitos cidadãos estão a deixar de pedir dinheiro à banca, fazendo-o directamente junto de outros prestamistas do sistema financeiro, referiu a analista de 42 anos.
Hoje, o “The New York Times” diz que Meredith Whitney pretende lançar um livro sobre o mercado, intitulado “Downgraded: Why the next economic crisis will be local”. O livro deverá ter ser editado pela Portfolio, chancela do Penguin Group, prevendo-se que esteja à venda em Novembro próximo.