Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Menos de 1% tem mais de 45% da riqueza mundial

Há 33 milhões de pessoas no mundo com mais de um milhão de dólares de património, de acordo com um estudo do Credit Suisse.

22 de Novembro de 2016 às 13:04
  • ...

A proporção de pessoas com um património acima de um milhão de dólares é de 0,7% da população mundial. Este grupo detém 45,6% da riqueza mundial, segundo um estudo do Credit Suisse. Já na base da pirâmide, isto é, pessoas em que o património não excede os dez mil dólares, está 73,2% dos adultos no mundo. Estes 3,5 mil milhões detêm 2,4% da riqueza global.

Uma das conclusões do estudo é que a desigualdade continua a aumentar. "As nossas estimativas sugerem que a metade mais baixa da população global detenha colectivamente menos de 1% da riqueza global, enquanto os 10% adultos mais ricos detêm 89% de toda a riqueza, com o top 1% [os 1% mais ricos] a contar com metade dos activos globais", analisa o Credit Suisse no relatório Global Wealth Report.

Os autores do estudo observam que "nos anos mais recentes, a desigualdade na riqueza teve uma tendência de subida, motivada em parte pelo aumento da proporção dos activos financeiros e pelo fortalecimento do dólar". Referem que "há sinais de que estes factores subjacentes estão a diminuir, mas o impacto disso na desigualdade da riqueza ainda não é evidente".

O Credit Suisse analisa a base da pirâmide, fazendo distinções entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. "Nos países desenvolvidos, apenas cerca de 20% dos adultos estão nesta categoria, e para a maioria a inclusão é ou transitória – devido a perdas com negócios ou desemprego, por exemplo – ou à fase do ciclo de vida", refere o relatório.

Já em África ou na Índia "mais de 90% da população adulta está nesta categoria", diz o Credit Suisse. E acrescenta que, "para muitos residentes destes países com baixo rendimento, permanecerem na base inferior da pirâmide é mais a regra que a excepção".


Ver comentários
Saber mais Credit Suisse Riqueza património
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio