A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Medidas anunciadas pela Governo sem o apoio da opinião pública

As medidas recentemente anunciadas pelo Governo não recolhem o acordo da opinião pública, de acordo com os dados do barómetro Marktest/DN/TSF que entrevistou residentes em Portugal Continental com 18 anos ou mais.

15 de Novembro de 2006 às 10:52
  • ...

As medidas recentemente anunciadas pelo Governo não recolhem o acordo da opinião pública, de acordo com os dados do barómetro Marktest/DN/TSF que entrevistou residentes em Portugal Continental com 18 anos ou mais.

Quando questionados acerca da pretensão do Governo em cobrar, a 45% dos portugueses, taxas de internamento nos hospitais a partir do ano que vem (cerca de 5 euros até ao máximo de 14 dias de internamento), 73,9% não concorda com esta medida. Há ainda 22,3% de entrevistados que concorda com esta decisão e 3,8% não sabe ou não responde.

A estratégia orçamental do governo para o próximo ano, com vista ao equilíbrio das finanças públicas, também não agrada à maioria dos inquiridos.

Nas respostas ao barómetro, 40,7% afirmou não concordar com esta estratégia, 31,2% concorda e 28,1% não sabe ou não responde.

Observa-se ainda que, em todos os segmentos da população, a maioria das opiniões é negativa face à estratégia orçamental do Governo. A única excepção é entre os inquiridos cuja intenção de voto é PS, 60.5% está a favor desta estratégia e 15.7% não concorda. Pelo contrário, entre a população cuja intenção de voto é PSD, apenas 29.4% é a favor e 49% é contra.

Sobre as reformas na saúde, educação e administração pública, anunciadas pelo Governo, a maioria dos inquiridos considerou estas acções como negativas (47,7%) e 35,9% considerou-as positivas. Houve ainda 17% que não respondeu ou não soube responder.

Também nesta pergunta se verificaram algumas discrepâncias em alguns segmentos, comparativamente ao resultado geral. De facto, entre a população masculina 45,1% considera positivas estas acções governativas e 41,8% considera-as negativas. Entre os eleitores PS, há 65,7% que avalia positivamente estas reformas do Governo e apenas 23,3% as avalia de forma negativa.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio