Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mediadora do Crédito toma hoje posse

É o segundo mediador do crédito. Maria Clara Machado é hoje empossada, depois de João Amaral Tomaz ter saído do cargo para ser administrador do Banco de Portugal.

07 de Fevereiro de 2012 às 14:00
  • ...
Maria Clara Domingues Machado toma hoje posse do cargo de mediadora do crédito, vago há cinco meses, com a saída de João Amaral Tomaz (na foto).

A cerimónia de tomada de posse vai decorrer hoje no Ministério das Finanças. Maria Clara Machado é quadro do Banco de Portugal, onde nos últimos tempos desempenhava a função de directora-adjunta do Departamento de Supervisão Prudencial.

Agora passa a ser mediadora do crédito, aos 57 anos. Será a segunda mediadora desde que a função foi criada no Governo de José Sócrates que nomeou João Amaral Tomaz que saiu do cargo quando, em 2011, integrou a administração do Banco de Portugal.

João Amaral Tomaz iniciou funções como mediador de crédito em Agosto de 2009. Não há balanços da actividade do mediador de crédito referentes a 2011. O relatório referente a 2010 revela que desde o início de actividade, o Mediador do Crédito recebeu 303 processos, sendo 178 no decurso de 2010.

O que significa que a média mensal de novos processos em 2010 foi de 15. No relatório de actividades de 2010 é considerado baixo o nível de entrada de novos processos o que é atribuído “ao relativo desconhecimento desta entidade e das respectivas funções (...), assim como a aparente resignação dos clientes bancários quando confrontados com o agravamento das condições exigidas pelas instituições de crédito e sociedades financeiras no momento de acesso ao crédito”.

Dos processos entrados em 2010, 64% foram provenientes directamente dos clientes e 32% da Secretaria de Estado do Tesouro e Finanças. A par destas fontes assistiu-se, em 2010, à redução do envio de processos por parte da Direcção-Geral do Consumidor.

Da Deco também não chegou qualquer processo. Do próprio Banco de Portugal foram remetidos seis casos. Do balanço de actividade referente a 2010 revela-se que 87,6% dos casos foram processos de particulares e 12,4% de empresas. Numa altura em que as condições de crédito estão a apertar, tanto para privados como para empresas, seria de esperar que a intervenção do Mediador de Crédito tivesse aumentado.
Ver comentários
Saber mais mediadora do crédito banca empréstimos ministério das finanças maria clara machado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio