Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

May considera urgente negociar novo acordo de segurança com a UE

A primeira-ministra britânica realça que uma ruptura da actual cooperação, em matérias de segurança, teria "consequências reais nocivas".

A primeira-ministra britânica teve um ano difícil. Para fortalecer a sua posição sobre um 'Brexit duro', apostou tudo em antecipar eleições e perdeu a maioria parlamentar.
17 de Fevereiro de 2018 às 11:31
  • 2
  • ...

A primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou, este sábado, urgente negociar um novo acordo entre a União Europeia e o Reino Unido em matéria de segurança para a fase pós-Brexit, revela a Lusa.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia – processo conhecido como Brexit -, Theresa May entende que é necessária "vontade política" para avançar para um novo acordo em matéria de segurança, justificando que uma ruptura da actual cooperação teria "consequências reais nocivas".


"Este não é um momento em que possamos permitir que a nossa cooperação seja inibida, a segurança dos nossos cidadãos seja colocada em risco pela competição entre parceiros, rigidez institucional e ideologias profundamente enraizadas", alertou, citada pelas agências internacionais de notícias, ao intervir numa conferência sobre segurança em Munique, Alemanha.


Para a líder britânica, europeus e britânicos "não podem adiar esta discussão" e devem alcançar "urgentemente um acordo para proteger todos os cidadãos europeus".


A responsável acrescentou que esse acordo deve manter a actual cooperação em matéria de segurança e preservar as capacidades desenvolvidas nos últimos anos, embora conservando as respectivas soberanias no âmbito legal.


O processo de saída do Reino Unido da União Europeia deve estar terminado dentro de mais de um ano, em finais de Março de 2019, mas actualmente as conversações entre britânicos e autoridades europeias parecem paradas, uma vez que ainda não houve conciliação sobre as futuras relações comerciais.

Ver comentários
Saber mais Brexit Reino Unido União Europeia Theresa May segurança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio