Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais ricos do mundo ganharam 237 mil milhões de dólares em 2016

O ano que agora termina foi bom para as pessoas mais ricas do mundo, que fecham 2016 com mais 237 mil milhões de dólares do que tinham a 1 de Janeiro. O aumento da riqueza em 2016 foi superior ao do ano passado.

Reuters
28 de Dezembro de 2016 às 15:01
  • 6
  • ...

As pessoas mais ricas do mundo vão acabar 2016 com mais 237 mil milhões de dólares do que tinham no início deste ano. Assim, os maiores multimilionários mundiais ganharam mais em 2016 do que haviam amealhado em 2015.

 

De acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg, e apesar de se ter tratado de um ano marcado por uma forte volatilidade dos mercados, a riqueza acumulada das pessoas mais ricas do mundo aumentou 5,7% entre o início de 2016 e o fecho das bolsas na passada terça-feira, dia 27 de Dezembro, para 4,4 biliões de dólares.

 

Os ganhos foram liderados por Warren Buffet que acrescentou 11,8 mil milhões de dólares à sua fortuna ao longo deste ano, beneficiando das fortes subidas conseguidas pelos sectores financeiros e aéreos da Berkshire Hathaway, em especial depois da vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas de 8 de Novembro.

 

A Bloomberg nota que os ganhos em 2016 foram, de uma forma geral, liderados por cidadãos norte-americanos, incluindo o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que continua a ser o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em 91,5 mil milhões de dólares.

 

Se de uma forma geral os multimilionários norte-americanos foram contra Trump, a verdade é que acabaram por beneficiar da vitória do magnata nova-iorquino, acrescentado 77 mil milhões de dólares no período que se seguiu às eleições.

 

O único não-americano a constar dos cinco que mais riqueza acumularam em 2016 foi Bernard Arnault, com o director-executivo da Loius Vuitton a elevar a sua fortuna para 38,9 mil milhões de dólares, tirando partido do bom desempenho da marca no mercado chinês.

 

E se Gates liderou ao longo de todo o ano o Índice de Bilionários da Bloomberg, Buffett acabou por ultrapassar o então segundo classificado, Amancio Ortega, o europeu mais rico e fundador da Zara detentor de uma riqueza de 71,2 mil milhões de dólares, já em Novembro.

Ver comentários
Saber mais Índice de Bilionários da Bloomberg Berkshire Hathaway Donald Trump Warren Buffet Bill Gates Bernard Arnault Amancio Ortega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio