Notícia
Luís Filipe Pereira vai presidir ao CES
O nome do ex-ministro da Saúde, que sucederá a José da Silva Peneda, foi proposto pelo PSD e já foi aceite pelo PS.
Luís Filipe Pereira vai ser o novo presidente do Conselho Económico e Social (CES). O nome do ex-ministro da Saúde, que sucederá a José da Silva Peneda, foi proposto pelo PSD e já foi aceite pelo PS, noticia o Expresso. A eleição está marcada para o dia 15 e exige maioria de dois terços no Parlamento. Esta quarta-feira era o último dia para apresentar o nome do sucessor de Silva Peneda
Político e gestor, Luís Filipe Pereira foi ministro da Saúde em dois governos consecutivos do PSD, o de Durão Barroso e o de Pedro Santana Lopes. Antes, foi secretário de Estado da Energia, no governo de Cavaco Silva.
Silva Peneda anunciou a renúncia ao cargo no final do ano passado, deixando a cadeira vazia oficialmente na sexta-feira para ir exercer funções de conselheiro no gabinete do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas. Luís Filipe Pereira, militante social-democrata, irá, à partida, cumprir funções apenas até ao fim da actual legislatura.
O CES é um órgão constitucional de consulta e concertação social tendo por principais objectivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, sendo, por excelência, o espaço de diálogo entre o Governo, os Parceiros Sociais e restantes representantes da sociedade civil organizada.