Notícia
Lisboa é a 22ª localização industrial mais cara do mundo
Lisboa ocupa o 22º lugar no «ranking» das localizações industriais mais caras do mundo, segundo dados de Dezembro, hoje divulgados pela Cushman & Wakefield. O custo por metro quadrado em Lisboa é de 72 euros por ano, o que corresponde a mais do dobro cobr
Lisboa ocupa o 22º lugar no «ranking» das localizações industriais mais caras do mundo, segundo dados de Dezembro, hoje divulgados pela Cushman & Wakefield. O custo por metro quadrado em Lisboa é de 72 euros por ano, o que corresponde a mais do dobro cobrado em São Paulo, Brasil, e a metade da importância paga em Dublin, Irlanda.
No «ranking» apresentado, Lisboa cai para a 22ª posição, o que significa um recuo de duas posições face ao «ranking» do ano passado.
«O mercado industrial em Portugal tem vindo a registar uma tendência ligeira de aproximação ao actual grau de desenvolvimento dos outros sectores imobiliários em Portugal, como o retalho e os escritórios. Não obstante a situação pouco favorável nos últimos anos, o mercado começa a evidenciar sinais de maior maturidade», segundo Ana Gomes, directora do departamento industrial da C&W em Portugal.
Por ano paga-se 72 euros por metro quadrado em Lisboa, o que compara com 141 euros pagos em Dublin, a segunda cidade mais cara, e 31 euros cobrados em São Paulo, segundo o relatório. Londres, Heathrow, é a cidade que ocupa a primeira posição, onde por cada metro quadrado se paga 236 euros por ano.
«A oferta disponível mantém-se elevada face aos níveis de procura verificados. No entanto, a procura de espaços de qualidade em zonas prime tem registado um ligeiro aumento. As perspectivas para o ano de 2005 apontam para uma manutenção do nível das rendas, considerando o ainda elevado desequilíbrio existente entre a oferta e a procura», refere Ana Gomes.