Notícia
Leilão de UMTS em Itália atrai oito candidatos
O leilão em Itália das cinco licenças de Universal Mobile Telecommunications System (UMTS), a tecnologia utilizada para telefones móveis de terceira geração, já atraiu oito compradores, divulgou hoje...
A Telecom Itália e outras três licitantes italianas, a Omnitel Pronto Itália, a Wind e a Blu, já oferecem serviços móveis em Itália e esperam ganhar uma das cinco licenças que estão à venda, o que deixa a Hutchison Whampoa, através da Andala, e a Telefónica, através do consórcio IPSE2000 e outros dois grupos a lutar pelas restantes licenças.
O consórcio IPSE2000 é constituído pela Telefónica, a finlandesa Sonera, Atlanet, Banca di Roma, Goldenegg, Xera e Planet.
No Reino Unido, Holanda e Alemanha a venda de licenças UMTS, cuja tecnologia permite o acesso à Internet cerca de 40 vezes mais depressa que os actuais telefones móveis, ascendeu a um total de 90 mil milhões de euros (18 mil milhões de contos).
Os analistas esperam que o Governo italiano arrecade com este leilão cerca de 25 mil milhões de euros (5 mil milhões de contos).
Os outros licitadores são um consórcio liderado por uma companhia telefónica italiana e pela Anthil.
As empresas têm até 11 de Setembro, para apresentar um plano a delinear o investimento, para completar a composição dos seus grupos.
A base de licitação será de 2,067 mil milhões de euros (414 milhões de contos) por licença.