Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lagarde avisa que guerra cria "incerteza considerável" na economia europeia

Num discurso no banco central, Lagarde disse que "o impacto económico da guerra se reflete no que os economistas denominam de 'choque de oferta', que simultaneamente faz subir a inflação e reduzir o crescimento".

Christine Lagarde tem em mãos a missão de manter os mercados calmos e ao mesmo tempo de começar a preparar terreno para retirar apoios.
Guillaume Horcajuelo/EPA
30 de Março de 2022 às 14:36
  • ...
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou esta quarta-feira que a guerra na Ucrânia cria uma "incerteza considerável" na economia europeia, mas assegurou que se está a fazer o possível para enfrentar a crise.

Lagarde falava em Nicósia onde se encontra para uma breve visita e contactos com as autoridades locais, incluindo o presidente cipriota, Nikos Anastasiadis, e o governador do banco central, Konstantinos Irodotu, sobre o impacto económico da invasão russa da Ucrânia, sobre a Europa e sobre a zona euro.

"Falámos das consequências económicas...Todos estamos chocados e aterrorizados com as imagens da guerra e estamos a fazer o possível para enfrentar a situação", disse Lagarde, após uma reunião com Anastasiadis. Lagarde assinalou que o esforço do BCE tem como objetivo garantir a estabilidade de preços e a estabilidade financeira.

Num discurso no banco central, Lagarde disse que "o impacto económico da guerra se reflete no que os economistas denominam de 'choque de oferta', que simultaneamente faz subir a inflação e reduzir o crescimento".

Segundo Lagarde, os preços da energia vão continuar a subir durante mais tempo, já que o preço do gás aumentou 52% desde o início do ano e o do petróleo 64%. É também provável que aumente a pressão sobre os alimentos.

"A Rússia e a Ucrânia representam quase 30% das exportações mundiais de trigo, enquanto a Bielorrússia e a Rússia produzem cerca de um terço do potássio mundial, um ingrediente-chave na produção de fertilizantes, exacerbando a escassez de oferta", indicou.

A presidente do BCE expressou ainda o desejo de ver as sanções europeias contra a Rússia respeitadas com absoluta integridade e rigor.

A invasão russa da Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Ver comentários
Saber mais Christine Lagarde Ucrânia BCE Nikos Anastasiadis Rússia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio