Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Kahneman e Vernon Smith partilham Prémio Nobel da Economia

O Prémio Nobel da Economia deste ano foi atribuído a Daniel Kahneman e Vernon Smith, premiados pelos seus estudos na economia psicológica e experimental.

09 de Outubro de 2002 às 15:19
  • ...
O Prémio Nobel da Economia deste ano foi atribuído a Daniel Kahneman e Vernon Smith, premiados pelos seus estudos na economia psicológica e experimental.

A Real Academia Sueca das Ciências refere que os dois premiados são pioneiros nestas duas áreas da economia, que «analisam o comportamento humano e as suas decisões, com base no conhecimento psicológico e no teste empírico para as previsões de teorias económicas».

Daniel Kahneman, de 68 anos, nasceu em Israel e trabalha na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Recebeu este prémio devido «à integração que fez de estudos psicológicos na economia, especialmente no que concerne a tomadas de decisão num ambiente de incerteza», refere a Real Academia Sueca das Ciências em comunicado.

Vernon Smith, 75 anos, nasceu nos Estados Unidos e trabalha na Universidade George Mason.

Foi distinguido por ter estabelecido «experiências em laboratório como uma ferramenta na análise económica empírica, especialmente nos estudos de mecanismos de mercado alternativos».

No ano passado a Academia, que atribui o prémio do Banco da Suécia, distingiu três economistas pelos seus estudos de mercado com informação assimétrica.

Os dois galardoados vão partilhar um prémio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhões de euros). Este prémio, iniciado em 1968, foi entregue por 37 ocasiões a personalidades que exerceram a sua actividade nos Estados Unidos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio