Notícia
João Soares fez “grande confusão”: Marcelo falou com o pai Soares
Filho de Mário Soares diz que se tratou de uma “grande confusão”. Afinal, o Conselheiro de Estado falou verdade. Quem falou do que não sabia foi o antigo presidente da Câmara de Lisboa.
“Grande confusão”. Em declarações ao Expresso, João Soares confirma, afinal, que o pai, internado no Hospital da Luz, teve uma breve troca de palavras com Marcelo Rebelo de Sousa, através do primo Eduardo Barroso, e que não se tratou de uma invenção do Conselheiro de Estado. "O João Soares provavelmente não sabia" dessa conversa, disse, por seu turno, ao Expresso Marcelo Rebelo de Sousa reafirmando que falou telefonicamente com Mário Soares.
A "grande confusão" gerou-se ontem à noite com um 'post' de João Soares no Facebook, escrito depois de Marcelo, no seu habitual comentário na TVI, ter referido a sua conversa com o ex-Presidente da República.
Nele João Soares desmente frontalmente Marcelo. “Marcelo R. Sousa, na sua predica dominical na TVI, referiu uma breve troca de palavras, telefónica, que teve com ele (Mário Soares) hoje (ontem), graças a meu primo o médico Eduardo Barroso. Quero deixar aqui claro que, até hoje e depois de ter começado a recuperar da doença que o atingiu, meu pai, para além dos familiares mais próximos que sempre o acompanharam e acompanham e dos médicos e técnicos de saúde que o assistiram (e bem, honra seja ao seu excelente profissionalismo), só falou, telefonicamente, com duas pessoas. O Secretario Geral do PS, António José Seguro, e o prof. A. Damásio, seu amigo a viver na Califórnia...”, escreveu João Soares no Facebook.
Domingo à noite, no seu habitual comentário político na TVI, Marcelo disse já no final à jornalista Judite de Sousa que queria contar uma “estória divertida"." Sabe falei hoje com Mário Soares”. A conversa, explicou, acontecera na sequência de um telefonema de Eduardo Barroso, sobrinho de Mário Soares e amigo de infância de Marcelo, que lhe dera a notícia de que ia doutorar-se e também a de que tinha ao seu lado "o tio Mário". "De repente, Mário Soares pega no telefone e falámos: ‘que prazer ouvi-lo, ver se nos encontramos em breve'", relatou Marcelo, que viu nesse gesto um sinal de recuperação notória do estado de saúde do antigo presidente da República, que continua internado no Hospital da Luz, em Lisboa, a recuperar de complicações que se seguiram a uma infecção respiratória.
Sobre a evolução do quadro clínico do pai, João Soares refere ainda, na mensagem que escreveu no seu FB, que “o pior passou e esperamos estar a caminho de uma recuperação completa”.