Notícia
Japão muda de ministro das Finanças – e de outros nove
A vasta remodelação surge para contrariar queda de popularidade do Governo e preparar as eleições do próximo ano.
01 de Outubro de 2012 às 15:34
![](http://www.jornaldenegocios.pt/images/2011_08/yoshihikonodajapaonot.jpg)
A pasta de Finanças, ocupada por Jun Azumi, foi assumida por Koriki Jojima, de 65 anos e até agora subsecretário-geral do Partido Democrático. O chefe do governo japonês também fez mudanças nas pastas da Educação, Trabalho, Ambiente, Segurança Nacional, Reforma Postal, Economia e Estratégia Nacional. É a terceira remodelação governamental desde que Noda assumiu o poder, em Setembro de 2011. A última, anunciada em Junho, conduziu à substituição de cinco ministros.
A decisão de modificar parte do governo surge depois que a popularidade de Noda ter caído abaixo de 30%, um nível de "alerta" para a continuidade do Governo.
Por trás desta queda de popularidade está uma muito controversa reforma tributária, que inclui a subida dos impostos sobre o consumo de 5%para 10% até 2015, que foi duramente criticada pela oposição e inclusive por parte do PD, no poder.
Embora as eleições gerais estejam previstas em princípio para o Verão de 2013, o primeiro-ministro japonês comprometeu-se com a oposição para adiantá-las para algum momento "em breve", embora sem precisar uma data.