Notícia
IPC norte americano permanece inalterado em Abril
O índice de preços no consumidor (IPC) da economia norte americana permaneceu inalterado em Abril, que contrasta com o aumento de 0,1% esperado pelos analistas. Os mercados reagiram com ganhos depois de divulgado este importante indicador económico.
No mês de Março o IPC cresceu 0,7%, tendo provocado uma forte correcção nos mercados accionistas. Para o IPC do mês de Abril, que não permanecia inalterado há quase um ano, contribuiu sobretudo a queda nos preços dos combustíveis.
Em Abril a «core rate» da inflação, que exclui bens alimentares e energéticos, subiu 0,2%, depois de ter crescido 0,4% em Março. Este valor saiu em linha com o esperado.
Os mercados accionistas aguardavam com ansiedade os dados da inflação da economia norte americana, mas o mais esperado é a decisão da Reserva Federal norte americana (FED), que será conhecida às 19h15 (horas nacionais). O FED deverá elevar a taxa de juro em 50 pontos base.
Mercados accionistas incrementam subidasDepois de divulgado o relatório da inflação norte americana, às 13h30, os mercados accionista incrementaram as subidas que já verificavam.
Antes de anunciado o IPC da economia dos Estados unidos, o BVL30 registava uma valorização de 1,56% e o PSI20 ganhava 1,63%. Frankfurt liderava os ganhos na Europa, que transaccionava toda com variações positivas. O Dax subia 1,89%.
Às 13h32 o BVL30 subia 2% e o PSI20 ganhava 2,01%. O índice alemão registava uma valorização de 2%.